Pós-graduação em
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

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  • Medicina holística; Humanização da Saúde; Conceitos sobre MT/MCA; Orientações e conceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS); Áreas da MT/MCA.

    Princípios da PNPIC; Objetivos; Diretrizes; Implementação da PNPIC; Reponsabilidades institucionais; Desafios.

    Introdução; Filosofia Homeopática; Histórico; Escolas Homeopáticas; Princípios Fundamentais Semiologia Homeopática; A homeopatia na Saúde Pública; Equipe multidisciplinar em Homeopatia.

    Noções de Farmacologia Homeopática; Medicamento Homeopático: definições; nomenclatura. Farmácia Homeopática. Bioterápicos.

    Microssistemas: definição e zonas reflexas do corpo humano; Reflexologia podal; Reflexologia manual; Auriculoterapia; Planos de atendimento em terapias aplicadas a microssistemas.

    Reconhecer e gerir as emoções; A importância e aplicações da Inteligência Emocional; As competências emocionais-chave: autoavaliação, autorregulação, autodomínio e a autoconfiança; O impacto das emoções nas Terapias Naturais.

    Aspectos gerais e definições relacionadas à Fitoterapia; Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Políticas Públicas de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos; Fitoterapia na Atenção Básica; Formas de processamento e condições de armazenamento de plantas medicinais; Preparações extrativas obtidas a partir de plantas medicinais.

    Emprego terapêutico de plantas medicinais e fitoterápicos nos sistemas corporais; Patologias inflamatórias e reumáticas; Patologias dermatológicas; Interações entre plantas medicinais/fitoterápicos e medicamentos/alimentos; Efeitos adversos relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos; Aspectos de segurança relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos.

    Conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts.

    Conceitos de Aromaterapia, Aromacologia, Aromatologia; Fundamentos de botânica e formação de óleos essenciais; Química orgânica e ativos dos Óleos Essenciais (OE); OE e suas propriedades terapêuticas; Veículos e carreadores de OE; Sinergia, precauções e usos de OE.

    Massagem clássica; Massagem terapêutica; Massagem relaxante; Drenagem linfática manual.

    A Terapia Floral: um caminho de cura para além da abordagem sintoma/remédio; A linguagem de cura das essências florais; Fundamentos e História da Terapia Floral; A Linguagem da Alma das Essências Florais; Os Níveis de cura através da Terapia Floral; Um mapa arquetípico da alma humana; Âmbito e limites da Terapia Floral; Os diferentes Sistemas Florais.

    Repertório  das Essências Florais de Bach; Processo de seleção de essências florais e composição de fórmulas.

    Fundamentos da Medicina Ayurvédica; Estudo dos Doshas; Estudos dos Gunas; Estudos dos Pontos Marmas; Avaliação dos subtipos da Ayurveda; Técnica da Massagem Ayurvédica (abhyanga).

    Medicina Tradicional Chinesa (MTC): princípios; evolução histórica; Yin e Yang; Zang Fu; Tipologia física correlacionada à MTC; Os cinco elementos; Meridianos; Pontos energéticos; Substâncias vitais (Qi, Xue Jing, Jin Ye e Shen).

    Princípios de Fitoterapia Chinesa; Recursos terapêuticos: Moxabustão, Ventosaterapia.

    Conceitos de massagem oriental; Técnicas de massagem oriental; Quiropraxia; Shiatsu; Shantala.

    Contempla a escolha do estudante para com o tema e indicação do orientador, os encontros são periódicos, presenciais e on-line, estudante e orientador podem estabelecer horários flexíveis para ambos. Intuito de acompanhamento e, amadurecimento do tema proposto. Em seguida a elaboração / correção / finalização do artigo de conclusão da especialização e encaminhamento para submissão da instituição.

  • Gustavo Tanus

    Doutorando em Educação na linha de Filosofia da Educação - UFSC. Facilitador de Constelação Familiar Sistêmica (2017). Mestre em Educação na linha de Filosofia da Educação UFSC (2014). Graduado em Pedagogia UFSC (2016). Atuou como professor substituto de Teorias da Educação UFSC (2015). Possui graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Especialização em Acupuntura Energética (2007). Pós Graduado em Saúde Mental e atenção Psicosocial (2009). Formação no curso de aprimoramento em Cromopuntura (2009). Foi tutor e Coordenador de tutoria do Curso a distância de Gestão Pública - IFSC, pela UAB (2010 - 2015). Foi Educador do Projeto Projovem Urbano na área de Ciências da Natureza - Palhoça - SC (2010).

  • As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ampliam os conceitos convencionais de tratamento, relacionando corpo, mente e consciência. Como cenário, o panorama da saúde no Brasil coma inserção de Práticas Integrativas e Complementares, estimulada pelas políticas do Ministério da Saúde, em especial pela Portaria N.º 971 de 3 de Maio de 2006 que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS e, posteriormente, o Decreto N.º 5.813, de 22 de Junho de 2006 que aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Diversas instituições de saúde no Brasil estão inserindo as práticas complementares, abrindo espaços de trabalho para consultores e profissionais dessas áreas de atuação. Os profissionais podem atuar como consultores em práticas integrativas e complementares, com habilidade para trabalhar junto a equipes multidisciplinares na implantação de tais práticas em serviços públicos ou privados de saúde. Além destas possibilidades, a empregabilidade também é possível no setor privado: consultórios, clínicas, SPAS, Resorts, centros de estética, entre outros. 

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • O curso é destinado a profissionais de saúde (Tecnólogo em Estética e Cosmética; Biomédicos; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Nutricionistas; Psicólogos) e terapeutas com diploma de nível superior que atuam ou desejam atuar na área das Terapias Integrativas e Complementares.

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