Pós-graduação em
Oncologia Multidisciplinar

Veja preços e condições de investimento:
  • Aspectos gerais da célula, aspectos gerais do núcleo, divisão celular, estrutura do DNA, replicação do DNA, transcrição do DNA, tradução do DNA, conceito biológico do câncer, biologia molecular aplicada ao diagnóstico e tratamento do câncer, biologia celular e molecular aplicada ao desenvolvimento de novas drogas.

    Origem e desenvolvimento do câncer, aspectos genéticos e moleculares da oncogênese, regulação do ciclo celular, diferenciação celular, características das células tumorais, aplicação da experimentação na compreensão da oncogênese e desenvolvimento de novos medicamentos.

    História da Saúde Pública no Brasil. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Principais Legislações do SUS e da atenção oncológica. Qualidade em Serviços de Saúde. Segurança do Paciente como uma dimensão da qualidade. Eventos adversos relacionados à assistência a Saúde. Metas internacionais de Segurança do Paciente. Gerenciamento de risco.

    Serão apresentadas as bases da assistência ao paciente na perspectiva de atenção integral, a partir de uma abordagem interdisciplinar, no intuito de: Desenvolver ações educativas nas abordagens individuais e coletivas. Contextualizar e refletir, de forma interdisciplinar, acerca dos conflitos éticos e bioéticos enfrentados pela equipe multiprofissional e pelos usuários. Relacionar-se, de forma humanizada e ética, com a equipe, com os pacientes e com os cuidadores, com vistas à atenção integral. Desenvolver práticas integradas, buscando a melhoria da qualidade da assistência ao paciente oncológico nas diversas modalidades de atenção. Aprofundar e debater seus conhecimentos em Oncologia e a importância da multidisciplinaridade neste cenário.

    Introdução à Oncologia Clínica (definição, história da especialidade, cinética tumoral, princípios do tratamento com quimioterapia). Tratamentos empregados na Oncologia Clínica, seus objetivos e formas de administração (quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo e imunoterapia). Estadiamento e ferramentas de avaliação do paciente oncológico (performance status, índices geriátricos, monitorização durante o tratamento, marcadores tumorais). Efeitos Adversos mais comuns e graduação. Tipos de neoplasias malignas mais comuns, diagnóstico e tratamento.

    Histórico da radioterapia, aspectos físicos em radioterapia, aspectos clínicos em radioterapia,  Teleterapia, Braquiterapia, planejamento do tratamento em radioterapia, legislações CNEN e ANVISA, Radiobiologia, efeitos colaterais, Radioproteção.

    Princípios da cirurgia Oncológica: cuidados pré-operatorios, cuidados intra-operatórios e aspectos técnicos. Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço. Cirurgia Oncológica de pele e melanoma. Cirurgia Oncológica Torácica e Abdominal. Cirurgia Oncológica Gineco/Mama. Cuidados pós e problemas. Hipec / Video-cirurgia e robótica.

    Definição de Cuidado Paliativo. Princípios dos Cuidados paliativos. Conceitos importantes: Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia. Aspectos ético-legais. Diretivas antecipativas de vontade. Avaliação integral do paciente. Protocolo SPIKES. Elegibilidade para cuidados paliativos. Abordagem multidisciplinar. Principais sintomas e seu controle. Pacientes sem possibilidade terapêutica. Sofrimento total. Final de vida e sedação paliativa. Assistência ao luto.

    Serão abordados temas sobre neutropenia febril no paciente oncológico, hipercalcemia maligna, síndrome da veia cava superior, síndrome da lise tumoral, síndrome de compressão medular e e manejo da dor como urgência oncológica.

    Prevenção do Câncer, recomendações da Organização Mundial de Câncer (World Cancer Research Fund –WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (American Institute for Cancer Research – AICR). Estado Nutricional em pacientes oncológicos – metabolismo, avaliação e conduta nutricional. Terapia Nutricional em Oncologia – terapias antineoplásicas e pós tratamento. Cuidado paliativo.

    Abordagem multiprofissional do Paciente Oncológico.  Relações Interpessoais no Processo de Trabalho. Resolução COFEN 358/2009.  Intervenções de Enfermagem em Oncologia Clínica, Cirúrgica e em Cuidados Paliativos. A prática baseada em evidências.  Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. As 5 etapas da Sistematização de Enfermagem.  Instrumento para agrupamento dos dados.  Planejamento da Assistência de Enfermagem.  Prescrição de Enfermagem. Plano de cuidados de Enfermagem. Evolução de Enfermagem.  Orientação e acompanhamento aos familiares e cuidadores. 

    Introdução à reabilitação oncológica. Reabilitação em mastologia oncológica. Reabilitação nas neoplasias malignas ginecológicas. Reabilitação do linfedema após tratamento oncológico. Abordagem multidisciplinar no controle da dor oncológica.

    O Papel da Equipe Multidisciplinar/ multiprofissional na oncologia (central de quimioterapia). Os múltiplos papéis do farmacêutico oncológico – seleção, recebimento e preparo (manipulação) dos fármacos antineoplásicos; análise da prescrição; orientações sobre ordem de infusão. O papel do farmacêutico na validação da prescrição oncológica e interações medicamentosas. Classes de Antineoplásicos e principais medicamentos utilizados num serviço de terapia antineoplásica. Biossegurança no manuseio seguro de Medicamentos antineoplásicos.  Intervenção Farmacêutica para prevenção de erros de medicação – Segurança do Paciente. Farmacovigilância em oncologia.

    Introdução à Psico-oncologia. O Impacto do diagnostico no paciente e familiares.  Intervenções em psico-oncologia.  Luto e terminalidade. Como comunicar uma má noticia: Protocolo Spikes. Bioética e humanização. Assistência psicológica ao pacientes e familiares 

  • Mayara R. Mota 

    Graduação em Enfermagem concluída na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2006, Especialização em Urgência e Emergência Clínica e Hospitalar concluída na Uniderp - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal - em 2008, além de Especialização em Oncologia Multidisciplinar concluída na Universidade Ingá do Paraná em 2012. Em fase de conclusão de Especialização Lato Sensu em Auditoria e Gestão da Qualidade aos Serviços de Saúde pela Famper - Faculdade de Ampére. Atuação na área de Oncologia há mais de dez anos, com experiência na área pública e privada. Atualmente, Enfermeira Oncologista do quadro de profissionais da rede HUMAP/EBSERH/UFMS.

     

  • A presente especialização em Oncologia Multidisciplinar tem a finalidade de desenvolver as habilidades/ conhecimento técnico dos profissionais da área da saúde na assistência ao paciente oncológico na sua integralidade, englobando as diversas fases: prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, tratamento radioterápico, cuidados paliativos e acompanhamento/cura. Englobará aulas teóricas e práticas específicas de atendimento, baseadas em protocolos pré-definidos nacional e internacionalmente.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das ideias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

    Sobre as Visitas Técnicas

    As visitas técnicas locais ocorrem no decorrer do curso, em instituições Privadas e Públicas.

    Visita técnica fora do Estado: Hospital Erasto Gaertner (Curitiba - PR).

    Sobre o Hospital Erasto Gaertner:

    Nos tempos em que o câncer ainda era um enigma para a sociedade médica e um estigma para os pacientes, surgiu a semente que mais tarde se transformaria no principal centro de diagnóstico e tratamento da doença no Paraná. Erasto Gaertner se formou em Medicina em 1925 na Faculdade de Medicina do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele também fundou e dirigiu o Instituto de Medicina Cirúrgica do Paraná (IMCP), em 1932. Em 1934, seguiu para o ramo da política, tornando-se deputado estadual em 1934 e prefeito de Curitiba em 1951. Dr. Erasto, juntamente com alunos da turma de 1938 da Faculdade de Medicina do Paraná, formavam a chamada "Turma dos Tigrões". Foi a partir desse grupo que surgiu a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), criada em 8 de março de 1947, com os seguintes fundadores: Erasto Gaertner, Duílio Calderari, Dante Luiz Junior, Antero Sady Pizzatto, Ernani Simas Alves, Armando da Cunha Tramujas, Alvir Brambilla Zilli, David Augusto Ramos Filho, Homero Gasparello, Milton Ferreira de Amaral, Clovis Hartenthal, Pedro Schleder, Bogdano Kobylanski, Alcídio Bortolin e Hamilton Calderari Leal. Na ata de criação está a razão da existência da Liga, em destaque: "angariar recursos para a manutenção, hospitalização e tratamento dos cancerosos pobres, assim como aquisição de aparelhamento médico-cirúrgico e pessoal para melhor assistir os doentes. Promoverá ainda campanha de educação popular de combate ao câncer".

     

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Público alvo: profissionais da área da saúde, englobando médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentre outros.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos