Pós-graduação em
Enfermagem em UTI Neonatal e Pediatria

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  • A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos enfermeiros atenção integral a saúde da criança e sua família: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Enfermagem: uma análise interdisciplinar. Bioética e questões éticas vivenciadas pelos profissionais de Enfermagem, uma visão crítica e reflexiva.  Comissões de Ética e Bioética: um novo paradigma para a tomada de decisões. Humanização na UTI, procedimentos, distanásia, eutanásia, ortotanásia, relação equipeneonato, relação equipe família, dar notícia.

    Embriologia é a ciência que estuda a formação e o desenvolvimento dos órgãos e sistemas do ser humano. Pretende-se nesta disciplina abordar como organismo se forma e sofre várias mudanças progressivas durante sua toda sua vida, considerando que, embora o nascimento seja um momento que marca o término de uma fase e o início de outra, não representa o fim dos processos de desenvolvimento humano. Abordagem sistêmica do desenvolvimento anatômico e do desenvolvimento embrionário neonatal.

    Compreender que a gestação é um período em que ocorrem grandes transformações no corpo feminino em um curto espaço de tempo. Fatores de risco, agentes teratogênicos e complicações gestacionais como hipertensão arterial, diabetes gestacional, alteração da função cardíaca, doença hipertensiva específica da gravidez estão relacionadas as complicações fetais, como baixo peso do recém-nascido e retardo do crescimento intrauterino.

    Assistência de enfermagem a todos os rece?m-nascidos (RN) no Centro Obste?trico, tanto de parto normal quanto de cesarianas. A assiste?ncia deve basear-se num sistema que garanta cuidados conti?nuos e de complexidade crescente e adequada ao ni?vel de risco do neonato. O preparo para atender o rn na sala de parto: realizac?a?o de anamnese materna. Disponibilidade do material para atendimento. Presenc?a de equipe treinada em reanimac?a?o neonatal. Anamnese Materna: As condic?o?es perinatais descritas no quadro 1 esta?o associadas ao aumento do risco de reanimac?a?o neonatal. Assiste?ncia ao rn com boa vitalidade: Imediatamente apo?s o nascimento, a necessidade de reanimac?a?o depende da avaliac?a?o ra?pida de quatro situac?o?es referentes a? vitalidade do concepto, sendo feitas as seguintes perguntas: Gestac?a?o a termo? Ause?ncia de meco?nio? Respirando ou chorando? To?nus muscular bom? Caso a resposta seja afirmativa a todas as perguntas, considera-se que o RN esta? com boa vitalidade e na?o necessita de manobras de reanimac?a?o

     

    A doença hemolítica do recém-nascido é um quadro clínico no qual os glóbulos vermelhos são degradados ou destruídos pelos anticorpos da mãe. A hemólise é a destruição dos glóbulos vermelhos no sangue. Esse distúrbio pode ocorrer se o sangue da mãe for incompatível (entra em conflito) com o sangue do feto. O diagnóstico toma por base exames de sangue da mãe e, às vezes, do pai. As vezes, imunoglobulina é administrada à mãe durante a gestação para ajudar a prevenir essa doença no recém-nascido. O tratamento pode incluir transfusões de sangue para o feto antes do parto e para o recém-nascido após o parto.

    Exame físico do RN, das fases infantis e adolescente, avaliação dos gráficos de crescimento e desenvolvimentos (psicomotor e neurológico) perímetro cefálico (patologias do sistema nervoso).

    Exame físico do RN, das fases infantis e adolescente, avaliação dos gráficos de crescimento e desenvolvimentos (psicomotor e neurológico) perímetro cefálico (patologias do sistema nervoso). Prática.

    E? necessa?rio contar com uma equipe de profissionais de sau?de treinada em reanimac?a?o neonatal antes do nascimento de qualquer RN. Tal equipe deve realizar a anamnese materna e preparar o material para uso imediato na sala de parto. 

    Suporte básico e avançado e as principais urgências clínicas. Acionamento do socorro e suporte básico de vida e avançado do neonato.

    Entender o funcionamento e gerenciamento além de estrutura física e recursos da UTI-NEO.

    Farmacocinética e farmacodinâmica e administração em neonatologia. 

    Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema pulmonar que acometem a criança.

    Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema circulação fetal, cardiopatias congênitas, e doenças cardiovasculares.

    Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema gastrointestinal, insuficiência Renal, enterocolite necrosante.

    Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema anomalias do SNC; distúrbios hematológicos; Sepse.

  • Luciana Virginia de Paula e Silva Santana

    Enfermeira especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo programa de pós graduação lato senso da Faculdade de Selvíria e Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Residência em Área de Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Membro da ABENFO-MS (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Mato Grosso do Sul). Doutoranda Pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste da UFMS. Atualmente é Docente colaboradora no programa de Residência em Área de Saúde em Enfermagem Obstétrica, e na Faculdade NOVOESTE, coordenando estágio supervisionado e ministrando aula e preceptoria para Pós-Graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia.

  • A preocupação com o conceito de qualidade e com formação diferenciada levou o Faculdade Novoeste a oferecer o curso de especialização em Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal.

    O Curso visa aprimorar a formação do profissional da área de saúde a fim de aperfeiçoá-lo sistematicamente no campo da Neonatologia por meio da abordagem das principais doenças clínicas, endocrinologia neonatal, pediatria, neonatologia patológica, bem como formar especialistas voltados para a pesquisa institucional da área em questão.

     

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVOS

    Formação de profissional da área da saúde apto para o trabalho em equipe Inter profissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente, com formação técnico-científica de excelência em uma área específica de atuação profissional de saúde, bem como possuidor de formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem, em constante processo de autoaprendizagem de acordo com a perspectiva do aprender a aprender como formação de educação continuada. E ainda a formação de um profissional detentor de princípios humanísticos que possa contribuir para uma vida social que promova saúde pessoal e da comunidade. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Formar o profissional capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso à realidade socioeconômica local;
    - Estimular o estudante a buscar constantemente novos conhecimentos para o desempenho eficaz e eficiente de suas atividades profissionais;
    - Promover a flexibilidade curricular de forma a desenvolver os processos de interdisciplinaridade e integração teoria e prática, possibilitando uma autêntica aprendizagem e efetiva comunicação;
    - Desenvolver um currículo voltado para aquisição não só de conteúdo, mas também, de formação no estudante a habilidades, atitudes e fundamentar a atuação do especialista nos princípios científicos da assistência ao neonato;
    - Estabelecer discussão elucidativa-complementar sobre os problemas de enfermagem em neonatologia na prática profissional, ampliando os estudos relativos à metodologia da assistência;
    - Abordar os aspectos éticos, sociais e legais do processo da assistência em neonatologia e suas implicações na prática da assistência.

    PÚBLICO – ALVO 

    O curso está voltado para Enfermeiros que já estejam atuando ou que tenham interesse em ingressar na área de UTI Neonatal e Pediatria. O campo de atuação do enfermeiro especialista apresenta diversas peculiaridades e requer boa formação acadêmica a ser incorporada à prática diária. 

Corpo Docente

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