Pós-graduação em
MBA Executivo em Gestão de Pessoas, Liderança, Performance e Coaching

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  • Apresentar o ser humano a partir da tríade Complexidade, Diversidade e Incompletude. Discorrer sobre o potencial puro inerente ao ser humano. Estabelecer, globalmente, percepção em torno do desenvolvimento humano sob a concepção de processo ininterrupto. Sensibilizar para a compreensão da complexidade humana, suas relações indispensáveis à construção de cultura organizacional, oportunizando o entendimento da condição momentânea humana como parte do desafio dos grandes líderes.

    Liderança: como inspirar e influenciar positivamente. O uso da persuasão no processo de negociação e mediação. A necessidade da resiliência à gestão de mudanças permanente e duradouras. Compreendendo o poder dos hábitos, a busca pela modificação de padrões cognitivos e comportamentais.

    Promover uma visão abrangente, considerando os cenários econômicos, legais, políticos e sociais internos e externos da organização. Analisar a situação real da empresa e desenhar o seu futuro em termos econômicos, de gestão e sucessão.  Realizar a análise SWOT para cada departamento e liderança da organização e projetar as devidas adequações intra e extramuros. Construir perfil do CEO adequado para cada organização e buscar na empresa ou fora dela as oportunidades de crescimento constante frente às mudanças, cultura e clima organizacional.

    Discutir o papel do profissional de Gestão de Pessoas frente às necessidades e tendências atuais em Recursos Humanos. Analisar os conceitos e competências envolvidas em Consultoria Interna em Gestão de Pessoas e o papel do Business Partner. Identificar as competências necessárias para o Business Partner atuar como agente de mudança e facilitador.

    Compreender os princípios da Gestão de Projetos Lean e metodologias ágeis, desenvolver o Mindset para que o time trabalhe focado na geração de valor agregado, eliminação de desperdício, colaboração, pensamento visual e entregas frequentes de forma a usufruir dos benefícios que a gestão colaborativa, a condução de projetos que atendam aos padrões de qualidade, tempo e custos desejados. Principais métodos ágeis; Gerenciamento ágil de projetos com Scrum; Práticas de gerenciamento ágil de projetos.

    Compreensão e elaboração de modelos de gestão de Performance alicerçados nas competências individuais e organizacionais, construir ou adequar os métodos e tecnologias da organização para a gestão por Performance.  Como implantar uma gestão sustentável. Evidenciar que o líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas; Implantação da Avaliação de Desempenho, onde parâmetros de medição são utilizados para julgar a performance dos funcionários.

    Liderança. Modelos de liderança. A formação do líder. A liderança estratégica sob a concepção do Coaching: forças; virtudes; vulnerabilidades; reconhecimento; feedbacks humanizados e assertivos; compreensão da complexidade, incompletude e diversidade humana como parte da força e identidade das organizações.

    Sociedade do Conhecimento; Sociedade da Informação; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento. Processo de inteligência competitiva. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos. 

    Promover o alinhamento de ações e o desenvolvimento entre alguém que quer e precisa crescer pessoal e profissionalmente encontrando soluções para suas limitações, através do Coaching. O Mentoring estimula a busca de profissional competente e experimentado que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de um ou mais integrantes da organização. O Counseling, ou aconselhamento terá como foco a resolução de um aspecto específico de dificuldade pessoal ou profissional, normalmente é exercido por especialistas no assunto. A união do tripé Coaching, Mentoring e Counseling promove a maximização de resultados pessoais e organizacionais.

    Analisar o processo de comunicação empresarial, buscar processos de comunicação alicerçados no modelo AIDA e ainda recuperar o passado e o resgate de suas raízes históricas, através do Storytelling, que surge como um recurso legítimo de atratividade de narrativa e pulverização da voz nas organizações, e também como uma nova maneira de contar histórias de interações em ambientes de trabalho.

    Compreensão do mercado de trabalho e suas características. Entendimento dos conceitos, métodos e técnicas de recrutamento, seleção de pessoal e retenção de talentos.  Métodos de avaliação de desempenho e suas potencialidades, Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do conhecimento organizacional, Avaliação 360º e o recrutamento interno. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização.

    Mudanças de paradigmas e sua influência na vida moderna; liderar com Equipes, A arquitetura da nova liderança. O gestor de pessoas como exemplo e referencial de excelência; O Gestor facilitando, formando e desenvolvendo pessoas; os diversos tipos de inteligência e a inteligência emocional; Perfil do gestor e comprometimento com o alto desempenho de sua função; A influência das emoções no comportamento; Competência emocional; como lidar com as emoções: autocontrole e empatia; O aprendizado do equilíbrio emocional através de práticas contínuas.

    Atributos da organização inovadora. Valor de serviço, organização e gestão para aproveitar e criar oportunidades. Outsourcing e terceirização de P&D. Desenho da estrutura organizacional. Grupos abertos, redes, equipes de projeto. Gestão da qualidade de produtos e serviços, gestão da inovação. Conceitos de produção com qualidade e produtividade. Fatores críticos de sucesso e vantagem competitiva. Melhoria e inovação de processos. Diagnóstico de problemas de produtividade. Métodos e ferramentas para melhoria da qualidade e dos processos de Inovação.

    Método que busca potencializar os benefícios dos jogos na educação, sendo utilizado como ferramenta complementar de ensino. Jogos são sistemas sociais de imersão em que é possível aprender pela experimentação, tentativa e erro. Os jogos criam ambientes de interação de elementos, comportamentos desejáveis e relevância, A aplicação de mecanismos, estruturas e dinâmicas de jogos na educação, pode promover comportamentos desejados e possibilita a solução de problemas reais. A aplicação do método de gamification pode ser utilizada como ferramenta complementar para melhorar o ensino de maneira lúdica e interativa.

    Estruturação do planejamento estratégico sob a perspectiva do Balanced Scorecard aplicado à gestão de pessoas. Iniciativas e estratégias de aplicação. Relações possíveis entre a gestão de pessoas, a concepção financeira, de mercado, de processos internos e aprendizado organizacional.

    Ciência e pesquisa; Planejamento de pesquisa científica; Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica; Coleta e análise dos dados; Projeto de pesquisa. Metodologia para produção de pesquisa. Apoio e orientação ao aluno para que seja capaz de produzir conhecimento com o recurso de métodos e técnicas específicas.

    Assessment coaching. Elaboração do planejamento de vida pessoal e profissional de curto prazo, 6 meses, médio prazo, 3 anos e longo prazo, 5 anos. Imersão no processo de transformação pessoal e profissional.

    Treinamento Experiencial ao Ar Livre, como método de aprendizagem. Estilos dos negociadores, Habilidades estratégicas, táticas e comportamentais. Técnicas e comportamentos negociais, PODC nas negociações; Ética e aspectos da confiança nas Negociações, gestão de conflitos, Mediação e arbitragem.

  • Rodrigo Pereira

    Rodrigo Pereira

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Diretor Geral na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa Triagem Organização, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.

  • O dinamismo das organizações, hoje internacionalizadas e com pressões contínuas para romper com estruturas burocráticas e processos lentos de produção, tem mudado as expectativas e perspectivas em torno das pessoas que as constituem enquanto organismos vivos no cenário dos negócios. Para tanto, a maneira com que a gestão de pessoas se desenvolve se aproxima, cada vez mais, também das demandas de seus colaboradores, desenvolvendo estratégias que se dirijam ao desenvolvimento humano sob uma perspectiva sistêmica. Essa ação tornou-se na mais significativa atitude organizacional na contemporaneidade, impondo a necessidade de absoluta sintonia entre as pessoas, estruturas e gerenciamento das equipes para alcançar os devidos resultados de maneira colaborativa.

    Dessa forma, o imperativo na busca por conhecer e aplicar novas ferramentas de gestão, cunhadas no pressuposto do desenvolvimento humano de forma permanente e sistematizada, sugere melhoria na gestão de pessoas, potencializando as mais diversas ambiências organizacionais, tornando-as em espaços onde as relações humanas se estabeleçam em função da missão, visão e objetivos organizacionais sem abrir mão da pessoa humana como elemento chave à geração de riqueza, lançando o desafio em articular e harmonizar sonhos e negócios em um mundo onde a felicidade é uma condição à vida humana.

    O curso de MBA Executivo em GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA, PERFORMACE e COACHING se dirige especificamente ao desenvolvimento de líderes, humanizados, capacitando-os à gestão das principais dicotomias da sociedade dos negócios, quais sejam: “ECONOMIA E ÉTICA, AÇÃO E CONTEMPLAÇÃO, PODER FINANCEIRO E AMOR." (ELIO D’ANNA). Por isso, o curso em questão objetiva-se educar uma nova geração de líderes, dando-lhes o protagonismo no desenvolvimento humano, desenvolvendo-os e capacitando-os à harmonização dos antagonismos do presente século. 

    NOSSOS DIFERENCIAIS: 

    - Disponibilizamos conhecimentos científicos, teóricos, práticos e, sobretudo, comportamentais para uma mudança significativa e duradoura
    - Professores com vivências de mercado e com titulação de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado
    - Aulas de MBA com vivências e dinâmicas organizacionais;
    - Workshop com empresários e gestores de organizações privadas e públicas.
    - Conteúdos práticos, dinâmicos e dirigidos aos objetivos do curso; 
    - O conhecimento construído em sala de aula pode ser aplicado imediatamente na vida profissional e pessoal
    - As metodologias pedagógicas adotadas permitem integrar as teorias às práticas de mercado;
    - Aula ao ar livre, em hotel fazenda nas imediações de Campo Grande, MS no final do curso.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    São utilizadas metodologias ativas de ensino, na preparação de apresentações, trabalhos em grupo e estudos de casos reais em propostas de soluções para problemas relacionados à temática, dando ênfase também, no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas. Nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

    Certificado Novoeste

  • OBJETIVOS

    1. Problematizar a condição humana nas organizações;
    2. Apresentar pressupostos organizacionais que potencializam o desenvolvimento de ambiências harmonizadas;
    3. Desenvolver o autoconhecimento e a autossugestão para uma gestão efetiva da própria vida;
    4. Oportunizar experiências sob a metodologia do Coaching aos ingressos no curso;
    5. Utilizar da metodologia do Coaching para impulsionar o desenvolvimento pessoal;
    6. Tornar perceptível a inalienável tomada de consciência em função da autoresponsabilidade e do processo de mudança pessoal;
    7. Propiciar aos ingressos no curso momentos de relacionamento, sob a compressão da complexidade, diversidade e incompletude humana;
    8. Aprofundar os conhecimentos na gestão de equipes, como fator crítico para o sucesso das organizações;
    9. Capacitar profissionais no conhecimento e aplicação das modernas ferramentas de gestão estratégica de Equipes;
    10. Maximizar a eficácia organizacional, promovendo maior satisfação e promoção de resultados dos colaboradores;
    11. Aprofundar os conhecimentos na inovação e na gestão estratégica; 
    12. Aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e Inteligência Emocional; 
    13. Capacitar os gestores para desenvolver projetos de inovação, consultoria interna e externa em Gestão de Equipes;
    14. Promover as metodologias ágeis para os projetos e ampliar a capacidade negocial na construção dos resultados organizacionais;
    15. Otimizar os conhecimentos na Gestão da Performance e retenção do capital intelectual da organização.

    PÚBLICO-ALVO

    O curso é direcionado a profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento que desejam desenvolver as habilidades para exercer a gestão e desenvolvimento permanente de si mesmo e de equipes, promovendo resultados pessoais e organizacionais de excelência. 

Corpo Docente

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