Pós-graduação em
MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias

Veja preços e condições de investimento:
  • Panorama conceitual da gestão da informação, elementos constitutivos da gestão da informação; modelos de gestão da informação; processo de implantação da gestão da informação nas organizações. O papel do elemento humano e da tecnologia no processo de desenvolvimento e implantação da gestão da informação.

    Panorama conceitual da gestão do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

    Ambientes e estruturas organizacionais. Comunicação organizacional. Comunicação informacional. Fontes de informação. Fluxos de informação formais e informais. Mapeamento de fluxos de informação. 

    Governança de Dados como fator crítico de sucesso para a Inteligência Organizacional. Framework de governança de dados. Qualidade de dados, complexidade da governança de dados e de seus reflexos na tomada de decisão.

    Introdução e conceitos. Postura profissional: confiabilidade, tratamento e privacidade dos dados. Acesso não autorizado a recursos computacionais. Sigilo profissional. 

    A organização. A Gestão. Competências Organizacionais e Individuais. Organizações que aprendem. A era da informação e a gestão do conhecimento. Uso da Informação pelas empresas. Redução de custos, criação de valor, inovação, redução do risco e diferenciação do produto / serviço. 

    O conceito de cultura: aspectos gerais. Cultura organizacional e cultura informacional: definições e características. A cultura organizacional como cenário determinante ao desenvolvimento dos negócios.

    Conceitos básicos da gestão de processos; Processos organizacionais; Etapas da gestão de processos; Instrumentos de análise e gestão de processos; Tecnologias de gestão orientadas para processos.

    Conceito de Inovação: Comparações, Tipos de Inovação, Impacto da Inovação, Fontes da Inovação. Economia da Inovação: Difusão de Inovações, Inovação de Ruptura e Inovação Coletiva. Gestão da Inovação: Processo de Inovação e Metodologias Ágeis.

    Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade. 

    Inteligência Competitiva; processo de inteligência competitiva - (gestão, estratégias organizacionais, planejamento das necessidades de informação, coleta e análise de informações) – Integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva. 

    Visão sistêmica sobre a organização. Aplicação de conceitos teóricos apresentados no transcurso do curso da pós-graduação em questão. Mobilizar os conhecimentos produzidos no curso de pós, revistando as disciplinas ministradas em função da elaboração de planejamento estratégico às organizações. 

    Ciência, Tecnologia e Sociedade; Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento; Tecnologias da Informação e Comunicação; Aplicações das TIC às organizações. Aspectos sociais, éticos, legais e profissionais; Evolução Social e Tecnológica; Tecnologia da Informação (TI).

    Gestão de Documentos: conceitos e cenários. Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação à gestão documental. Órgãos reguladores. Planejamento e estratégias para o desenvolvimento da gestão eletrônica de documentos nas organizações. Legislação nacional. 

    Definição e fundamentos do Big Data. Utilização do Big Data. Tecnologia para o Big Data. Capacitação e profissionais. Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.

    Inteligência Coletiva. Web Semântica. Ontologia. Buscas avançadas: pessoas, negócios, redes sociais. Ferramentas para coleta de dados. Coleta de dados na Web – Web Crawler (redes sociais, blogs e notícias). API’s de redes sociais.

    Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.

    Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Rodrigo Pereira

    Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Procurador Institucional na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.

  • O MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias é parte de um modelo organizacional que sustenta suas atividades sob a perspectiva da tríade: Capital Intelectual; Informação, Conhecimento e Tecnologias de Informação e Comunicação. Dirige-se aos mais contemporâneos modelos de gestão organizacional, mobilizando o que há de mais recente enquanto metodologias, tecnologias e procedimentos estratégicos e operacionais em função do cumprimento das missões, metas e objetivos organizacionais. O Curso se constitui em um ambiente mobilizador de múltiplas inteligências, ofertando ao cenário sul-mato-grossense novas perspectivas e expectativas em torno do desenvolvimento pessoal e organizacional.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento da NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • 1. Oportunizar aos pós-graduandos (as) acesso às discussões e conteúdos que sustentam o processo de geração de inteligência organizacional;
    2. Gerar compreensão estratégica em relação a ação executiva e poder da informação para as tomadas de decisão;
    3. Apresentar recursos informacionais dirigidos às soluções de problemas de base informacional;
    4. Discutir, em função do cenário organizacional ágil e dinâmico, o comportamento e as competências em informação;
    5. Propor ações práticas, a partir dos processos de gestão da informação e do conhecimento, sustentados pelas tecnologias de informação e comunicação, a serem desenvolvidas como estudos de casos;
    6. Compreender a Governança em Informação como parte do aparato de Inteligência Competitiva nas organizações de conhecimento.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos