Pós-graduação em
MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil

Veja preços e condições de investimento:
  • Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Código de Ética da Profissão Contábil, Norma Profissional do Auditor e Norma Profissional do Perito Contábil. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais e Valores organizacionais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. Necessidades interpessoais e processo de trabalhos em equipe. Liderança e Coaching. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança e a ética profissional. Habilidades Interpessoais: de Negociação, de Delegação, de Aconselhamento, Diretrizes de sustentabilidade em gestão de pessoas. O Estabelecimento de Metas e o acompanhamento. A Motivação natural humana, o Desempenho e os ambientes de pressão. Formas de gerir o Conhecimento e o Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Clima Organizacional. Gestão por Competências. Turnover. Auditorias e certificações em sustentabilidade empresarial.

    Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação e implementação das Estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas. Análises de casos de fusões, aquisições e alianças estratégicas. Formulação do Plano Estratégico Empresarial e auditorias externas de revisão da qualidade em ambientes de negócios.

    Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de diretrizes empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, satisfação. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Marketing Estratégico. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Processos de Negócios. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Finanças Empresariais: captação de investimentos, financiamentos, previsões dos resultados. Orçamento. Auditoria de Demonstrações Contábeis. Formação de Preços, Análises de Ponto de Equilíbrio. Análise de Viabilidade Econômico-Financeira.

    Matemática Financeira e Comercial: Juros Simples, Descontos Simples; Juros Compostos e Descontos Compostos. Formação de preços com taxas de juros por dentro e por fora.  Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Cálculos de Valor Justo e Análises de Casos Práticos da Contabilidade. Análise de Investimentos: Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de Desconto. Valor e Custo. Análises da TIR. Fluxos de Caixas. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de Amortização. Tabela PRICE, SAC. Noções de Cálculos Periciais Financeiros e Previdenciários. Estatística. Métodos de Cálculos de Amostragem em Auditoria.

    Contabilidade Financeira e Avançada. Principais erros no Encerramento das Demonstrações Contábeis. Aplicações de casos de auditoria e perícias das peças contábeis.

    Estruturação, preparação e análise das demonstrações contábeis empresariais. Índices, formulação de relatórios. Consultoria empresarial.

    Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

    NBC TSP – do Setor Público. A contabilidade como instrumento de Gestão Pública. Contabilidade Pública. Contabilidade Pública e sua relação com os orçamentos. Sistema orçamentário. Natureza Jurídica dos Orçamentos. Tipos de Orçamentos. Princípios Orçamentários. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Receita Pública. Despesa Pública. Patrimônio Público. Lei de Responsabilidade Fiscal. Endividamento do Setor Público. Demonstrações Contábeis do setor público. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial. Prestação de Contas. Auditorias Contábeis em Prestações de Contas: Casos práticos.

    Orçamento, Planejamento e Execução. Execução Orçamentária. Plano Plurianual da União. Controle dos Limites Constitucionais e Legais. Lei de Responsabilidade Fiscal. Transferências Voluntárias. Limites de Endividamento e Precatórios. Operações de Crédito. Controle Externo e Auditorias na administração pública: Aplicação de Casos práticos.

    Perfil do Controle Interno. Funções e Habilidades. Controles Públicos, controles governamentais, controles externos. Fundamentação Legal, Controle como princípio da administração e como processo administrativo; controles administrativos; controle interno; princípios de avaliação, finalidades e fatores internos e externos que afetam o controle interno; técnicas de controle interno; Avaliação do Controle Interno na Administração Pública Municipal: Execução Orçamentária, Contabilidade e Finanças, créditos orçamentários, despesas, pessoal, bens permanentes e em almoxarifado, licitações, contratos e convênios. Obras públicas e reformas. Doações, Subvenções, Auxílios e Contribuições. Controle Interno e Corrupção: Ação e reação. Medidas para evitar atos fraudulentos. Papel do Controle Interno e das auditorias externas. Casos práticos de auditoria com foco no controle interno.  Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa 12846/13 – Regulamentada pelo Decreto 8420 de 15 de março de 2015: Acordo de Leniência. Casos práticos de programas de integridade.

    Conceitos e Princípios de auditoria. Auditoria Interna na Administração Pública e Controle Interno. Auditoria Baseada em Risco. Risco e Governança Corporativa em ambientes empresariais e a relação Governo, Mercado e Empresa. Auditoria Baseada em Risco. COSO I, COSO II. Regras para relatar ou certificar. Auditorias em Licitações, Contratos e Convênios. NBC TI – de Auditoria Interna.

    NBC PA – do Auditor Independente. Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração. Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria. Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Documentação de Auditoria. Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis. Comunicação com os Responsáveis pela Governança. Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente. Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria. Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Considerações de Auditoria para a Entidade que Utiliza Organização Prestadora de Serviços. Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria. Evidência de Auditoria. Confirmações Externas. Trabalhos Iniciais – Saldos Iniciais; Procedimentos Analíticos. Cálculos de Amostragem em Auditoria.

    Prática de Auditoria: Auditoria de Estimativas Contábeis e Divulgações Relacionadas. Partes Relacionadas. Eventos Subsequentes. Continuidade Operacional. Representações Formais. Utilização do Trabalho de Auditoria Interna e de especialistas. Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis. Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente. Modificações na Opinião do Auditor Independente. Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente. Informações Comparativas – Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas. Responsabilidade do Auditor em Relação a Outras Informações. Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para Propósitos Especiais. Considerações Especiais – Auditoria de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos das Demonstrações Contábeis. Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas.
    IAPN 1000. Guia de Controle de Qualidade. NBC TR 2400 - Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis. NBC TR 2410 Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade.

    Prática de Auditoria: Tópicos Contemporâneos. Papeis de Trabalho. IAPN 1000. Guia de Controle de Qualidade. NBC TR 2400 - Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis. NBC TR 2410 Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade. Práticas de auditoria empresarial.

    NBC PP - do Perito Contábil. NBC TP – de Perícia Normas do Perito e da Perícia. Perícia Contábil. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Perícia e Auditoria – Diferenças. Nomeação do perito, relações com a causa, sigilo profissional, impedimento e suspeição. Cronograma da Perícia. Petição de honorário, planejamento dos trabalhos, atendimento aos quesitos. Mediação e Arbitragem no Ambiente de negócios. O uso da Mediação e Arbitragem nas Perícias Contábeis. O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação. A importância da linguagem corporal em trabalhos de auditoria e em procedimentos periciais: Desvendando o auditado pela linguagem corporal.

    Peças periciais.  Espécies de relatórios. Laudo pericial. Prática Pericial Contábil. Prática Pericial Tributária. Pericia de apuração de haveres. 

    Perícia Trabalhista. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Peças periciais.  Espécies de relatórios. Laudo pericial. Prática Pericial Trabalhista. Prática Pericial Previdenciária.

    Perícia Tributária. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Peças periciais.  Espécies de relatórios. Laudo pericial. Perícia Financeira. Perícia Tributária. 

  • Dra. Iara Sônia Marchioretto

    Contadora, Perita Contábil. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS (2015); Mestrado em Gestão e Produção Agroindustrial pela UNIDERP (2009); Especialização em Contabilidade Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (2004); Graduação em Ciências Contábeis pela UCDB (2000). Atua como Coordenadora de Regulação Econômica Energia e Gás na AGEPAN, desde 2002; Coordena o Curso de Ciências Contábeis presencial da UNIDERP (desde 2010) É docente e autora e pesquisadora pela UNIDERP pelo Projeto de Pesquisa em Contabilidade Avançada e Gestão Tributária, coordena o Projeto de Extensão: Núcleo de Pesquisa e Apoio Contábil e Fiscal na UNIDERP. Autora do livro: Regulação Econômica e Análise de Investimentos.

  • O curso visa preparar os profissionais graduados em ciências contábeis, capacitando-os para as carreiras de controle interno, auditor e perito contábil. 

    O curso visa ainda, preparar os profissionais para as avaliações previstas para os contadores que pretendem atuar na auditoria independente e/ou nas perícias contábeis. As avaliações são aplicadas pelo CFC, como Exame de Qualificação Técnica para Auditor e/ou Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil.

    Os conteúdos do curso, também auxiliam na preparação dos profissionais que precisam se submeter ao Exame de Suficiência do CFC, que os habilita ao registro profissional como Contador(a).

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVOS

    O objetivo do curso é capacitar e qualificar, o profissional da contabilidade, para desempenhar as atribuições de um controlador interno, perito contábil ou auditor, atuando de forma direta ou indireta, em órgãos públicos, ou em empresas públicas ou privadas, especializando-se na carreira, por meio do conhecimento adquirido no curso de MBA em Controle Interno, Auditoria e Pericia Contábil, em que o aluno poderá adquirir um profundo conhecimento nas áreas, como complemento do curso de graduação em Ciências Contábeis, propiciando a capacitação necessária para atuar como especialista em auditoria, pericia ou controle interno.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais da contabilidade e demais profissionais com nível superior, relacionados diretamente com a área de negócios, empreendedorismo e gestão.

    A carreira de perito contábil ou de auditor independente, depende da aprovação no Exame de Qualificação Técnica. A especialização ajuda a preparar os profissionais para a prova, aplicando conteúdos e casos práticos que podem auxiliar na preparação do aluno.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos