Pós-graduação em
Língua Portuguesa

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  • Construir um retrospecto histórico dos estudos linguísticos, focalizando as diferentes fases de formação da Linguística, enquanto ciência, ao longo do século XX.

    Contextualização histórica de surgimento, teorias do fantástico, literatura fantástica brasileira e estrangeira. Prática e perspectivas transmídia e experiências em sala de aula.

    Fonação: constituição do aparelho fonador. Conceitos de Fonética e Fonologia. Processos fonológicos: assimilação, harmonização vocálica, debordamento, neutralização e arquifonema. Fonética e Fonologia do português do Brasil: os sistemas: vocálico e consonantal. Sílaba: conceito e estrutura. Noções básicas de prosódia: acento, ritmo e entoação. Regras ortográficas vigentes.

    Conceitos de morfologia e seus aspectos componentes. Classes de palavras e categorias gramaticais. Processos formais de formação do léxico.

    Desenvolvimento do letramento transnacional dentro do ensino da língua portuguesa – Sobre homogeneidade e heterogeneidade no ensino de línguas – Globalização, história e influências – Processo de colonialidade e decolonialidade – Globalização, interação e letramento crítico: Formação continuada de professores de língua portuguesa– Globalização, política crítica de línguas e formação de professores.

    Sintaxe do português contemporâneo. Frase, oração, período. Análise sintática da estruturação do período simples. Abordagem tradicional: termos das orações (essenciais integrantes e acessórios). Abordagens linguísticas. Estrutura de constituintes. Sintaxe de concordância (nominal e verbal) e de regência (nominal e verbal). A pontuação e o sentido. Sintaxe do português contemporâneo. A sentença complexa e sua tipologia: a coordenação, a subordinação e subordinadas não conjuncionais: infinitivas, gerundiais, participiais. A correlação. Aspectos normativos e estilísticos da colocação dos pronomes oblíquos e relativos. Estrutura sintática da variedade popular e da norma culta do Português Brasileiro.

    Por meio da gramática comparativa, da perspectiva inclusiva e identitária, o ensino da língua portuguesa como segundo idioma, tem que ser compreendido como transversal e inclusivo. 

    Modificação do sentido. Relações semânticas de sinonímia e ambiguidade; de contraste e antonímia; de semelhança e paronímia; de conotação; de homonímia e polissemia. Sintaxe e Discurso. As diferentes concepções de linguagem e as abordagens do discurso. Relações entre conhecimento linguístico e uso da língua, segundo as várias correntes de estudos da linguagem. 

    O ensino de língua portuguesa e formação de leitores em novas e distintas perspectivas educacionais. Discussões acerca de letramento (s) e inserções do fazer ler e do ter prazer à leitura. A inserção dos quadrinhos e outros gêneros no processo de ensino da língua portuguesa.

    Aspectos extralinguísticos e intralinguísticos formadores e diferenciadores do português em suas variantes nacionais europeias e americana.

    Teorias do texto e do discurso. Concepções de língua, texto e discurso, nas diferentes perspectivas teóricas. Aspectos históricos, conceituais e metodológicos da Linguística Textual. Concepções de língua, de texto, de sentido, de sujeito, de textualidade, de contexto, de coesão e de coerência. Gêneros escritos e gêneros orais. Relação entre gênero e discurso, tradição bakhtiniana. Relação entre gênero e estilo. Estilo individual e estilo de gênero. 

    O texto escrito e sua importância no mundo contemporâneo. Variedades de texto e sua aplicação para a eficácia e o aprimoramento da expressão escrita. A produção escrita. Descrição. Narração. Definição. Elementos Narrativos. Tipos de descrição. Elementos constitutivos do texto descritivo. Dissertação. Argumentação. Definição. Tipos de argumentação. O desenvolvimento do parágrafo. Coesão: organização interna do texto. Mecanismos de coesão textual. Conectivos lógicos. Coerência: repetição, progressão, não repetição. Padrão linguístico: ortografia; pontuação; crase; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; dificuldades gerais do português.

    Histórico do ensino de português do Brasil para falantes de outras línguas no país e no exterior. Tendências metodológicas discerníveis nos múltiplos contextos de ensino do português como língua estrangeira.

    Ciberespaço e Cibercultura; Internet e Web – Manuseio e pesquisa; A Web Social e Interativa (Web 2.0) – Principais ferramentas; A produção hipertextual em suporte digital – estratégias de retextualização e textualização; Gêneros e tipologias digitais emergentes na Web; A linguagem dos canais interativos informais da Net (Internetês).

    Contexto histórico da Psicologia da Educação. Elementos essenciais para o estudo da psicologia da educação: motivação, percepção, personalidade, desenvolvimento, aprendizagem, afetividade, inteligência emocional. Medicalização na Educação. Educação Inclusiva. Produção de subjetividade a partir da escolarização na sociedade moderna.

    Metodologia da pesquisa: ciência e conhecimento científico. Elaboração de projetos de pesquisa. Estruturação, planejamento e organização da pesquisa científica. Normatização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT. 

    Propiciar o conhecimento conceitual e histórico do pensamento lógico, desenvolver competências necessárias ao domínio de interpretação e produção de textos com linguagem organizada, coerente e persuasiva, qualificar os participantes a atuarem como profissionais e pesquisadores com conhecimento profundo da comunicação e do argumento em língua portuguesa.

  • Geiser W. Barreto Jonusan

    Graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP/Anhanguera) (2011), licenciado em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas. Pós Graduação "Lato Sensu" - Administração Escolar Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Mestre em LETRAS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2015-2017).

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    São utilizadas metodologias ativas de ensino, na preparação de apresentações, trabalhos em grupo e estudos de casos reais em propostas de soluções para problemas relacionados à temática, dando ênfase também, no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas. Nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das ideias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Propiciar a formação técnica e científica de profissionais de Letras, no âmbito do ensino e da pesquisa, nas áreas de Língua Portuguesa. Esta especialização é dirigida a professores cujo principal interesse seja a melhoria do desempenho acadêmico de alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, levando estes professores a se conscientizarem da importância da pesquisa em sua vida profissional.

    Objetivos Específicos

    - Aprofundar estudos teóricos sobre a Língua Portuguesa e de suas relações com outras áreas de conhecimento.
    - Realizar uma revisão crítica da prática pedagógica com base em uma reflexão sobre a linguagem e seus usos.
    - Rever as concepções de linguagem presentes no ensino de língua, tendo em vista os fundamentos da filosofia da linguagem.
    - Analisar as contribuições científicas de pesquisas atuais para os processos de leitura, de produção de textos e de análise linguística.
    - Contribuir para a aquisição de embasamento teórico acerca da Língua Portuguesa com vistas à continuidade de estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).
    - Subsidiar o trabalho dos professores do Ensino Fundamental e Médio, visando uma melhor qualidade desses níveis de ensino.

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