Pós-graduação em
Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal
-
-
João Vieira de Almeida Neto
Graduado em Medicina Veterinária pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Inscrito no CRMV MS sob o nº 0568, Pós-graduado em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ / UFMS (2002); Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2005); Presidiu por dois mandatos a sociedade Sul Matogrossense de Medicina Veterinária (SOMVET) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV MS). Foi Presidente do CMMA - Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande, Conselheiro Titular do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Proprietário da Empresa de DDSUL - Saúde Ambiental (desde 1989). Natural de Campo Grande / MS.
-
A demanda por produtos diferenciados com qualidade e inocuidade; O aumento constate no fluxo de exportação de produtos de origem animal; A cadeia produtiva, conservativa e a distribuição dos produtos; A necessidade de Estados e Municípios se adequarem as boas práticas de fabricação, conservação e manipulação dos alimentos e as mudanças conceituais do papel dos Médicos Veterinários que permitiu que profissionais, fora dos serviços oficiais, participem não só do controle de qualidade mas também dos processos de inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal, criam um cenário favorável ao desenvolvimento de competências profissionais específicas a fim de atender a este mercado em constate evolução.
Assim, o curso de Pós-graduação em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, com um corpo docente diferenciado e conteúdos acadêmicos apoiados em aulas práticas e teóricas, vem ao encontro destas demandas. Ao final do curso o médico veterinário terá desenvolvido as competências gerencias e técnicas necessárias a atender a demanda do mercado.
-
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
OBJETIVOS
Desenvolver as competências profissionais desejadas pelo mercado e aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos que permitirão a identificação e resolução de problemas nos processos de:
• Inspeção de produtos de origem animal, sob chancela do serviço de fiscalização e inspeção federal, estadual e municipal, visando a qualidade e inocuidade dos alimentos ali manipulados, processados e fabricados;
• Inspeção dos processos de abate, zelando pela inocuidade das carcaças e pela adoção das práticas de Bem Estar Animal;
• O gerenciamento da cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis, acompanhamento dos processos desde o fornecedor, recepção das matérias primas, insumos e embalagens e sua utilização nos produtos de origem animal;
• Combate à fraudes e adulterações.
PÚBLICO-ALVO
Médicos Veterinários.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


