Pós-graduação em
Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva

Veja preços e condições de investimento:
  • Será descrita a Anatomofisiologia do Sistema Locomotor; Fisiologia do Sistema Neuromuscular; Fisiopatologia do crânio, coluna, membros superiores e membros inferiores.

    Descrever as bases gerais da fisiologia do exercício nos diferentes sistemas, seus mecanismos da adaptação e dos elementos determinantes, controladores, reguladores e moduladores da função e Integração das bases informativas do funcionamento celular.

    Definição de palpação: contato ao paciente, técnicas gerais de palpação, palpação em tecidos distintos. Análise de estruturas anatômicas: mobilidade articular, mobilidade fascial, função muscular. Palpação de regiões do corpo: quadril, coluna lombar, coluna torácia, coluna cervical, MMSS e MMII.

    Princípios de Cinesiologia e Biomecânica, avaliação funcional e postural, ferramentas para diagnóstico e evolução paciente ortopédico Análise do movimento humano, mecânica muscular, biomecânica e os mecanismos anátomo-fisiológicos que fundamentam o movimento normal gerando conhecimento científico específico e possibilitando a compreensão da mecânica do indivíduo.

     

    Busca inteligente de conhecimento; saber identificar artigos confiáveis; saber aplicar o conhecimento do artigo na prática clínica; metodologia ativa.

    Definição e classifcação da dor; dor aguda e crônica; processos de sensibilização do SNC; fases da reabilitação e dor; qual a melhor abordagem.

    Eletroneuromiografia; Exames de Imagem: coluna, ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, pé e tornozelo.

    Atualização em eletroterapia, fototerapia e termoterapia e terapias manuais. Utilização das bolas suíças na recuperação funcional das patologias traumatológicas e ortopédicas.

    Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia traumato-ortopédica de coluna e quadril; Reabilitação em coluna e Reabilitação em quadril.

    Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia traumato-ortopédica de membros superiores; Reabilitação em ombro e cotovelo; Reabilitação de mão e uso de órteses.

    Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia traumato-ortopédica de maxilar e mandíbula.

    Reabilitação em joelho, pé e tornozelo.

    Mecanismos de amputação, níveis de amputação,  Fisioterapia pré-amputação, reabilitação no pós-operatório, Fisioterapia pós-amputação e Protetização.

    Classificação e condições de trauma e fraturas, principais fraturas em membros, procedimento cirúrgico, tempo de internação hospitalar, principais complicações: osteomioarticulares e respiratória, fisioterapia em urgências e emergências ortopédicas, Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, reabilitação pós trauma com correção cirúrgica ou pós imobilização.

    Pós-operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras), Osteoartrose, reabilitação pós fraturas, contraturas e estiramentos musculares, alterações posturais, lesões ligamentares.

    Análise de marcha, avaliação e biomecânica da corrida, Baropodometria, lesões musculares e reabilitação na medicina Esportiva: reabilitação, exercício e esporte

     

    Apresentação da Dynamic Tape, objetivos Primários e Secundários, mecanismos Mecânicos e Técnicas Diretas e Indiretas, mecanismos Fisiológicos, tipos de Materiais das Bandagens, aplicação em MMSS, MMII e tronco.

    Anatomia das principais linhas miofasciais; funções e conexões da rede miofascial; aderências miofasciais e suas relações com mobilidade e função; vivenciar as técnicas manuais de liberação miofascial.

    Reabilitação Aquática em Pacientes com Lesão Musculoesquelética, reabilitação Aquática em Paciente Ortopédico, reabilitação Aquática em Paciente Idoso, Método Bad Ragaz, Método Halliwick, Método Watsu.

  • Prof. Dra. Lilian Assunção Felippe

    Fisioterapeuta pela Universidade de Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, Mestra e Doutora na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste. Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia e no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico na UFMS. Docente dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València - Espanha. Foi docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Atualmente docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da UNIDERP. 

  • A Fisioterapia na área de Traumato-Ortopedia é uma especialidade responsável por atuar na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos, deforma geral no aparelho locomotor, sejam elas agudas ou crônicas. Para tratar os distúrbios relacionados a estes sistemas, é necessário a compreensão de patologias, fraturas, seus tratamentos e a reabilitação. Em nosso país, essa especialidade se destaca pelo grande número de pacientes  diagnosticados com dores crônicas, pela adesão à prática esportiva e exercício físico e e pelo alto índice de vítimas de acidentes.

    A Pós-Graduação é a alternativa mais indicada para ampliar o conhecimento dos fisioterapeutas que queiram estar atuando na área da Ortopedia, Traumatologia e Desportiva, seja em qualquer nível de atenção, desde a prevenção à reabilitação pós-cirúrgica.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVOS

    - Identificar as estruturas e reconhecer alterações da anatomia, fisiologia, biomecânica e comprometimentos clínicos envolvidos nas disfunções musculoesqueléticas. 
    - Conhecer e discriminar mecanismos de lesões do aparelho musculoesquelético.
    - Desenvolver o raciocínio clínico para seleção das técnicas fisioterapêuticas baseado nos dados obtidos no exame subjetivo e objetivo.
    Identificar novas tecnologias e metodologias em diagnóstico e tratamento.
    - Desenvolver competências profissionais alinhadas ao diagnóstico, intervenção e tratamento para prevenção dentro da Fisioterapia Traumato-ortopédica;
    - Estabelecer programas de diagnóstico, treinamento preventivo e tratamento para o aparelho locomotor.
    - Qualificar o profissional da saúde a atuar na reabilitação e condicionamento pós-reabilitação de lesões musculoesqueléticas.
    - Capacitar o profissional da saúde a intervir com a Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional e desportiva com ênfase em terapia manual.
    - Treinar o aluno na execução das principais técnicas fisioterapêuticas de mobilização, manipulação articular, aplicação dos recursos eletrofísicos aplicadas nos pacientes com disfunções musculoesqueléticas.

    PÚBLICO-ALVO

    Fisioterapeutas.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos