Pós-graduação em
Farmácia Clínica

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  • Introdução à farmacologia, conceitos e nomenclaturas específicas, formas farmacêuticas, via de administração, posologias, doses clínicas, doses subclínicas, doses letais.

    Otimização terapêutica e avaliação farmacoterapêutica: métodos. Utilização racional de medicamentos, seleção de tratamentos de eleição e alternativos: critérios. Farmacoterapia baseada em evidências científicas. Doenças vivenciadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Processos terapêuticos e fisiopatológicos. Atenção farmacêutica e farmácia clínica com abordagem multiprofissional.

    Dinâmica celular, Absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de fármacos, Clearence, meia vida.

    A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos farmacêuticos em saúde: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Farmácia: uma análise interdisciplinar. Bioética e questões éticas vivenciadas pelos profissionais de Saúde, uma visão crítica e reflexiva.  Comissões de Ética e Bioética: um novo paradigma para a tomada de decisões.

    Estudos de utilização de medicamentos, Toxicologia, Fármacos essenciais, formulários terapêuticos e outras estratégias para promoção do uso racional de medicamentos, os estudos de utilização de medicamentos e a qualidade na assistência, estudos qualitativos, estudos quantitativos de fármacos.

    Fármacos usados em prevenção primária e secundária, fármacos usados em angina estável, fármacos usados em síndromes coronarianas agudas,  inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA). Casos clínicos.

    Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts. Sistematização dos conhecimentos sobre a metodologia do ensino, seu alcance e limites frente ao ensino superior no Brasil. Identificação de instrumentos, técnicas e métodos para o Ensino Superior. Concepções teóricas, planejamento, avaliação e domínios dos métodos voltados para ensiná-lo.

    Hormônios hipotalâmicos e adeno-hipofisário, hormônios da neuro-hipófise, fármacos que atuam na tireoide, fármacos hipoglicemiantes, hormônios esteroidais. Casos clínicos.

    Agentes antimicrobianos, Bloqueadores de receptores histaminérgicos H2, prostaglandinas e inibidores da bomba de prótons. Antiemeticos. Casos clínicos.

    Farmacocinética e farmacodinâmica de antitussígenos, anti asmáticos, Fármacos utilizados em rinites, Fármacos utilizados para tratar as doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Casos clínicos.

    Farmacocinética e farmacodinâmica de neurolépticos, ansiolíticos, barbitúricos, antidepressivos, antiparkinsonianos. Receptores Beta adrenérgicos e Alfa adrenérgicos, receptores colinérgicos (muscarínicos e nicotínicos). Casos clínicos.

    Fases da inflamação, principais distúrbios patológicos (oncológicos, musculares e digestótios)  que geram dor, princípios da terapia antimicrobiana, tipos de anti-inflamatórios (esteróidais e não-esteroidais), analgésicos e anestésicos locais e geral. Casos clínicos.

    Estima-se desenvolver a avaliação da segurança e do risco-benefício no uso dos medicamentos. coleta de informações, tratamento e análise de dados relativos ao uso de medicamentos e avaliação de estudos de consumo de medicamentos com vista a uma utilização racional do medicamento. Introduzir os conceitos básicos e aplicações de estudos epidemiológicos utilizados na área dos medicamentos. Desenvolver conteúdos relativos à: Fontes de dados, Tipos de estudos usados em estudos farmacoepidemiológicos, Classificações adotadas internacionalmente para grupos terapêuticos, Aplicações da Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia, Políticas farmacêuticas, Farmacovigilância, Uso racional de medicamentos.

    Inibidores da anidrase carbônica, diuréticos de alça, diuréticos  tiazídicos, diuréticos polpadores de potássio, diuréticos osmóticos. Casos clínicos.

    Prostaglandinas, (uso terapêutico), Anti-histaminicos (Repcetores histamínicos, síntese, localização e liberação de histamina), fármacos utilizados no tratamento da enxaqueca. Casos clínicos.

    Serão abordados modelos de gestão organizacional advindos de ambientes competitivos, cultura organizacional, fundamentos da excelência e critérios de excelência, sistema de liderança da organização, Economia de empresas. Origem e aplicação do capital. Custo de produção. Distribuição e outros. Eficiência econômica. Administração econômica. Administração de empresas farmacêuticas (farmácias, drogarias e laboratórios). Direção e produtividade. Organização de empresas farmacêuticas. Relações humanas. Administração de pessoal. Administração de produção. Administração financeira, de vendas e de distribuição.  Gestão dos processos da organização, resultados dos principais indicadores que demonstram relevância, desempenho e tendência. Planejamento do negócio, Análise de mercado, Estratégia de marketing (5 P's). Capacitar o profissional a gerir uma drogaria através do equilíbrio entre ética, conhecimento técnico e gestão, caracterizando então o farmacêutico como Gestor Farmacêutico. Mudanças organizacionais, terceirização, avanço tecnológico, competitividade, redução de custos e despesas, modificações nas relações de trabalho e empregabilidade, alterações nas legislações, imposições relativas aos padrões de qualidade do produto/serviço e do atendimento ao paciente, riscos, necessidade de otimizar todos os recursos para atingir maior produtividade.

    Entrevista clínica e semiologia farmacêutica; Prescrição de medicamentos e terapêuticas não-medicamentosas; Registro em prontuário e receituário; Remuneração pelos serviços em Atenção Farmacêutica; Monitorização de resultados terapêuticos; Transtornos e fisiologia clínica do sistema digestório superior; Estudo de casos de queixas - transtornos de boca e orofaringe; Herpes labial;Aftas e candidíase oral; Halitose e pirose; Dores de estômago, náuseas e vômitos;Indulgência alcóolica; Semiologia farmacêutica baseada em evidências;Informação e aconselhamento ao paciente; Registros dos serviços farmacêuticos e informe de encaminhamento; Fisiopatologia da dor e inflamação; Cefaléias e enxaqueca; Dor lombar e dor muscular; Lesão e dor articular ;Tendinite;Doenças osteo-musculares relacionadas ao trabalho (DORT); Dismenorréia; Dores no trato urinário; Semiologia farmacêutica baseada em evidências;Informação e aconselhamento ao paciente; Registro dos serviços farmacêuticos e informe de encaminhamento;Fisiologia clínica do sistema respiratório; Gripe e resfriado; Congestão nasal; Tosse e febre; Dor de garganta; Rinosinusite; Rinite alérgica; Conjuntivite e otite.

    A disciplina de TCC constará de 02 encontros, para acompanhamento do orientador. Elaboração do artigo de conclusão de curso.

  • Dra. Paula Cristhina Niz Xavier

    Possui Doutorado em Ciências Biológicas e da Saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2012), Mestrado em Ciências Biológicas e da Saúde (2008) e Mestrado em Análise Clinica pela Universidade de Marília (1999) , especialização em Microbiologia - Unimar Universidade de Marília (1997), graduação em Farmácia - Unimar Universidade de Marília (1994). Atualmente é servidora pública da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e docente de Cursos de EAD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente do Instituto Campo Grande. Tem experiência na área de Microbiologia, Anatomia Humana e Morfologia. É microbiologista técnica do Laboratório de Diagnóstico Molecular em Pediatria da UFMS-MS. Participa do grupo de pesquisa CNPq: Estudo do Recém-nascido de Termo e Pré-Termo: Infecções Neonatais. Estuda e Pesquisa plantas medicinais e agentes infecciosos identificados por técnicas moleculares e convencionais.

  • A preocupação com o conceito de qualidade e com formação diferenciada levou o Faculdade NOVOESTE a oferecer o curso de especialização em Farmácia Clínica.

    O Curso de Especialização em Farmácia Clínica visa desenvolver competências que abranjam todas as dimensões da atuação do profissional da Saúde, aperfeiçoando-o com compreensão ampla e consistente da sua área. Ao concluir o curso, o profissional fica apto para analisar situações do processo saúde-doença com a situação social, e ter pleno entendimento das diversas singularidades de sua profissão, dando ênfase na aplicação da farmacologia como elemento viável e necessário de entendimento na prática clinica.

  • A metodologia aplicada neste curso deverá promover motivação para debates sobre as principais questões inerentes ao campo da Ciência da Saúde, como ênfase a casos concretos, reproduzindo, ao máximo, situações reais por que passam os profissionais desta área e o seu modo de proceder. O curso será devolvido por meio de aulas expositivas dialogais; seminários; trabalhos em grupo; pesquisas na rede mundial de computadores; enquetes; dinâmica de grupo; elaboração de situações-problemas; estudos de caso; estudo dirigido; elaborações de estudos dirigidos, produção de resenhas, resolução de cases e/ou exercícios, entre outros. Ao final do curso, cada estudante deverá elaborar monografia ou trabalho de conclusão do curso, individualmente, a critério do respectivo Coordenador Acadêmico.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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