Pós-graduação em
Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas (Ao Vivo)

Veja preços e condições de investimento:
  • Os motivadores para se escrever com criatividade. O perfil do leitor e do escritor brasileiro. O porquê de usar a escrita criativa. Os princípios da escrita criativa. O poder da escrita. O texto e os aspectos da textualidade. A autoria. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. A criatividade com a escrita e com a gramática. A criatividade com os tipos e gêneros textuais. A multimodalidade. Os domínios sociais da Comunicação.

    As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da Literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de Teorias da Narrativa.

    Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque para os gêneros literários. Experimentando a produção de textos literários. Produção de diferentes gêneros do universo literário como o romance, o conto e a crônica e suas principais características.

    Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.

    Os elementos da linguagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica nas tradições clássica e medieval. Transformações do gênero lírico na modernidade e seus principais representantes. Tendências contemporâneas. Produção de poesia em ambiente digital.

    Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio e da critica literária.

    Comunicação verbal e não verbal. A linguagem dos sentidos. Emoção e sentimento. Elementos básicos da comunicação no mundo do trabalho. Criação e criatividade.

    Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea. Os estudos culturais.

    Características do conteúdo escrito na internet; regras de webwriting; Antes de escrever, precisamos entender como se lê; Como tornar a leitura on-line mais confortável; O que determina o potencial de envolvimento do texto na web; Combatendo o DGA (Déficit Global de Atenção); Como produzir textos envolventes; Escrevendo para públicos específicos; Texto em camadas, blocos, scrool, chunck; Criando títulos eficazes; Padrões de uso de números, caixa alta, itálico e siglas; Respeitando o limite de caracteres; Elaboração de chamadas; Links: quando e como usá-los.

    Marketing Digital. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing Produção de conteúdo para sites e redes sociais. Conteúdos para blogs e microblogs. Tendências do Marketing de Conteúdo e do Digital. 

    Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).

    A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.

    Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. As formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. Análise de roteiros de ficção e elaboração de exercícios de construção de roteiros.

    Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.

    Promover debates com cineastas, roteiristas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação. Os assuntos selecionados para 2021 foram: Direitos Autorais e de Imagem.

    Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

    Diferença e aplicação dos conceitos de Criatividade e Inovação; Criatividade e Inovação na Comunicação; a Cultura empreendedora e a Criatividade.

    Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

  • Ana Carolina Monteiro

    Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante nas áreas de Jornalismo, Literatura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Produção e Interpretação de Textos.

  • O objetivo geral é promover o aperfeiçoamento dos egressos em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, áreas afins e demais interessados que desejarem atuar com escrita criativa, roteiro e narrativas multiplataformas, desenvolvendo projetos em multiplataformas, que atuem, por exemplo, em filmes, séries televisivas, games, animações, quadrinhos, web séries, redes sociais e no mercado editorial da região, atualizando seus conhecimentos e enriquecendo sua atividade profissional.

    Como objetivos específicos listamos:

    • Aperfeiçoar a formação de graduados em nível superior, no sentido de oferecer uma educação continuada.
    • Aprimorar as linhas de pesquisa desenvolvidas na área de Comunicação, Cinema e Tecnologias Multimídia, em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.
    • Desenvolver a instrumentalização dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Letras ou de áreas afins para o trabalho com a escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas, considerando as relações desses campos de conhecimento com a função social da linguagem.
    • Aprofundar os conhecimentos em escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas.
    • Aperfeiçoar as habilidades comunicacionais e as de pesquisa, visando à possível admissão do egresso nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
    • Produzir projetos que auxiliem no desenvolvimento: da leitura, produção e interpretação de textos; do processo criativo dos alunos; da utilização da escrita e do roteiro nas infinitas possibilidades no universo midiático.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Considerando a necessidade de qualificação e formação continuada para egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, demais áreas afins e outros interessados, para atuar no mercado audiovisual, editorial e das narrativas transmídias, em que há demanda comprovada, justifica-se um Curso de pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas que supra as necessidades dos profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, visando sua qualificação profissional. 

    O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que desejem se dedicar à atividade da escrita, voltada para diferentes suportes tecnológicos e finalidades profissionais. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos