Criatividade como potencial humano. Exercícios e técnicas para liberar a criatividade e ativar a potência de criação voltada ao literário, em diferentes gêneros. Princípios da escrita criativa. O poder da escrita. Atenção às palavras. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. Processos de criação. Os motivadores para se escrever com criatividade.
Pós-graduação em
Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas (Ao Vivo)
-
As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da Literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de Teorias da Narrativa.
Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque para os gêneros literários. Experimentando a produção de textos literários. Produção de diferentes gêneros do universo literário como o romance, o conto e a crônica e suas principais características.
Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.
Os elementos da linguagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica nas tradições clássica e medieval. Transformações do gênero lírico na modernidade e seus principais representantes. Tendências contemporâneas. Produção de poesia em ambiente digital.
Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio e da critica literária.
Comunicação verbal e não verbal. A linguagem dos sentidos. Emoção e sentimento. Elementos básicos da comunicação no mundo do trabalho. Criação e criatividade.
Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea. Os estudos culturais.
Características do conteúdo escrito na internet; regras de webwriting; Antes de escrever, precisamos entender como se lê; Como tornar a leitura on-line mais confortável; O que determina o potencial de envolvimento do texto na web; Combatendo o DGA (Déficit Global de Atenção); Como produzir textos envolventes; Escrevendo para públicos específicos; Texto em camadas, blocos, scrool, chunck; Criando títulos eficazes; Padrões de uso de números, caixa alta, itálico e siglas; Respeitando o limite de caracteres; Elaboração de chamadas; Links: quando e como usá-los.
Marketing Digital. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing Produção de conteúdo para sites e redes sociais. Conteúdos para blogs e microblogs. Tendências do Marketing de Conteúdo e do Digital.
Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).
A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.
Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. As formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. Análise de roteiros de ficção e elaboração de exercícios de construção de roteiros.
Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.
Promover debates com cineastas, roteiristas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação. Os assuntos selecionados para 2021 foram: Direitos Autorais e de Imagem.
Proporcionar aos alunos conhecimentos em temas como empreendedorismo, indústria criativa, economia criativa, branding, marketing e projetos. Os mecanismos e estratégias do escritor diante do sistema literário na atualidade. O escritor como empreendedor na contemporaneidade e no mundo digital, ciente de que o leitor é parte de um público mais amplo. As possibilidades de publicação, assim como as diversas maneiras de empreender a partir do conhecimento da escrita e da literatura. Aspectos do mercado editorial e estudos de caso.
Diferença e aplicação dos conceitos de Criatividade e Inovação; Criatividade e Inovação na Comunicação; a Cultura empreendedora e a Criatividade.
Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.
-
Ana Carolina Monteiro
Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante nas áreas de Jornalismo, Literatura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Produção e Interpretação de Textos.
-
O objetivo geral é promover o aperfeiçoamento dos egressos em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, áreas afins e demais interessados que desejarem atuar com escrita criativa, roteiro e narrativas multiplataformas, desenvolvendo projetos em multiplataformas, que atuem, por exemplo, em filmes, séries televisivas, games, animações, quadrinhos, web séries, redes sociais e no mercado editorial da região, atualizando seus conhecimentos e enriquecendo sua atividade profissional.
Como objetivos específicos listamos:
• Aperfeiçoar a formação de graduados em nível superior, no sentido de oferecer uma educação continuada.
• Aprimorar as linhas de pesquisa desenvolvidas na área de Comunicação, Cinema e Tecnologias Multimídia, em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.
• Desenvolver a instrumentalização dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Letras ou de áreas afins para o trabalho com a escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas, considerando as relações desses campos de conhecimento com a função social da linguagem.
• Aprofundar os conhecimentos em escrita criativa, com roteirização e narrativas multiplataformas.
• Aperfeiçoar as habilidades comunicacionais e as de pesquisa, visando à possível admissão do egresso nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
• Produzir projetos que auxiliem no desenvolvimento: da leitura, produção e interpretação de textos; do processo criativo dos alunos; da utilização da escrita e do roteiro nas infinitas possibilidades no universo midiático. -
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
Considerando a necessidade de qualificação e formação continuada para egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Audiovisual, Letras, demais áreas afins e outros interessados, para atuar no mercado audiovisual, editorial e das narrativas transmídias, em que há demanda comprovada, justifica-se um Curso de pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas que supra as necessidades dos profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, visando sua qualificação profissional.
O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que desejem se dedicar à atividade da escrita, voltada para diferentes suportes tecnológicos e finalidades profissionais. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos.
Corpo Docente
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


