Pós-graduação em
Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências

Veja preços e condições de investimento:
  • Cristiane Marilia Ost

    Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2011) e Ti-SOBEST (2018). Atuação em Estomaterapia com consultório. Membro da SOBEST e WCET.

  • Clique aqui para abrir o Edital do Processo Seletivo

    A especialidade em Estomaterapia abrange uma ampla área de conhecimento em estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, o que gera extensa oportunidades de atuação para o especialista.

    As possibilidades de campo de atuação podem ser assistenciais, gerenciais, assessoria, consultoria, ensino, pesquisa e vendas. O desempenho profissional do estomaterapeuta pode ocorrer tanto em serviços públicos como privados, em ambientes hospitalares, ambulatoriais, domiciliar, clínicas e consultórios.

    É uma especialidade em expansão e que apresenta constantes avanços científicos e disponibilidade de recursos tecnológicos de ponta para uma melhor prática do cuidado. A complexidade e a diversidade das ações assistenciais, assim como as novas exigências do mercado de trabalho para uma prática assistencial segura e eficiente, fazem emergir a importância em ofertar essa qualificação profissional em nosso Estado e para região Centro Oeste.

    A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.

    Atualmente os cursos em Estomaterapia concentram-se nas regiões Sul e Sudeste do país, dificultando o acesso dos profissionais enfermeiros a qualificação profissional residentes em outras regiões. Neste sentido, considerando o déficit deste profissional em nossa região e que este quantitativo de estomaterapeutas não tem possibilitado o acesso de pacientes com necessidades destes cuidados à profissionais capacitados é que se propõe a implantação deste curso. Desta forma, é possível garantir que mais pessoas com essas necessidades de cuidados recebam uma assistência especializada pautada em evidência científica e nas melhores possibilidades terapêuticas.

  • A duração do curso é prevista para 18 meses, com uma carga horária de 470 horas obrigatórias, sendo distribuído em aulas teórico-práticas, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

    O estágio supervisionado será realizado ao final de cada módulo teórico, totalizando 3 módulos (estomias, feridas e incontinências) com duração de 5 dias úteis para cada módulo, de segunda-feira a sexta-feira.

    O trabalho de conclusão de curso (TCC) será desenvolvido ao longo do período, tendo até três meses (prazo máximo) pós a conclusão das disciplinas. Este será orientado por professores ligados ao projeto e ou docentes convidados com Titulação Mínima de Mestrado.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

    • A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.

    • O portador do certificado obterá a habilitação específica: Enfermeiro Estomaterapeuta.

  • OBJETIVOS

    - Prestar assistência especializada com bases em evidências científicas e segundo as Diretrizes Éticas e Legais ao indivíduo com estomias nas fases pré, intra e pós-operatórias imediata, mediata e tardia (ambulatorial ou domiciliar) e portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal;

    - Estimular a produção científica na área de Estomaterapia;

    - Proporcionar subsídios necessários para implantação e gerenciamento de serviços em Estomaterapia;

    - Desenvolver processo de ensino junto ao paciente, familiares e/ou Cuidadores e população para os cuidados específicos relacionados ao estoma, feridas e incontinência.

    PÚBLICO-ALVO

    Enfermeiros com experiência no mínimo de 01 ano em uma das áreas de estomaterapia (feridas, estomias e ou incontinências).

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos