Pós-graduação em
Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências
-
-
Cristiane Marilia Ost
Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2011) e Ti-SOBEST (2018). Atuação em Estomaterapia com consultório. Membro da SOBEST e WCET.
-
Clique aqui para abrir o Edital do Processo Seletivo 2021
A especialidade em Estomaterapia abrange uma ampla área de conhecimento em estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, o que gera extensa oportunidades de atuação para o especialista.
As possibilidades de campo de atuação podem ser assistenciais, gerenciais, assessoria, consultoria, ensino, pesquisa e vendas. O desempenho profissional do estomaterapeuta pode ocorrer tanto em serviços públicos como privados, em ambientes hospitalares, ambulatoriais, domiciliar, clínicas e consultórios.
É uma especialidade em expansão e que apresenta constantes avanços científicos e disponibilidade de recursos tecnológicos de ponta para uma melhor prática do cuidado. A complexidade e a diversidade das ações assistenciais, assim como as novas exigências do mercado de trabalho para uma prática assistencial segura e eficiente, fazem emergir a importância em ofertar essa qualificação profissional em nosso Estado e para região Centro Oeste.
A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.
Atualmente os cursos em Estomaterapia concentram-se nas regiões Sul e Sudeste do país, dificultando o acesso dos profissionais enfermeiros a qualificação profissional residentes em outras regiões. Neste sentido, considerando o déficit deste profissional em nossa região e que este quantitativo de estomaterapeutas não tem possibilitado o acesso de pacientes com necessidades destes cuidados à profissionais capacitados é que se propõe a implantação deste curso. Desta forma, é possível garantir que mais pessoas com essas necessidades de cuidados recebam uma assistência especializada pautada em evidência científica e nas melhores possibilidades terapêuticas.
-
A duração do curso é prevista para 18 meses, com uma carga horária de 470 horas obrigatórias, sendo distribuído em aulas teórico-práticas, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.
O estágio supervisionado será realizado ao final de cada módulo teórico, totalizando 3 módulos (estomias, feridas e incontinências) com duração de 5 dias úteis para cada módulo, de segunda-feira a sexta-feira.
O trabalho de conclusão de curso (TCC) será desenvolvido ao longo do período, tendo até três meses (prazo máximo) pós a conclusão das disciplinas. Este será orientado por professores ligados ao projeto e ou docentes convidados com Titulação Mínima de Mestrado.
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
• A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.
• O portador do certificado obterá a habilitação específica: Enfermeiro Estomaterapeuta.
-
OBJETIVOS
- Prestar assistência especializada com bases em evidências científicas e segundo as Diretrizes Éticas e Legais ao indivíduo com estomias nas fases pré, intra e pós-operatórias imediata, mediata e tardia (ambulatorial ou domiciliar) e portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal;
- Estimular a produção científica na área de Estomaterapia;
- Proporcionar subsídios necessários para implantação e gerenciamento de serviços em Estomaterapia;
- Desenvolver processo de ensino junto ao paciente, familiares e/ou Cuidadores e população para os cuidados específicos relacionados ao estoma, feridas e incontinência.
PÚBLICO-ALVO
Enfermeiros com experiência no mínimo de 01 ano em uma das áreas de estomaterapia (feridas, estomias e ou incontinências).
Corpo Docente
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


