Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo.
Pós-graduação em
Educação Especial, Diversidade e Inclusão
-
Histórico da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. Conceito de Currículo; Adaptações Curriculares.
Conceito de TA; - Definição de recursos e serviços na TA;- Objetivos da TA;- Auxílios para a vida diária- CAA (CSA) Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa- Recursos de acessibilidade ao computador- Sistemas de controle de ambiente- Projetos arquitetônicos para acessibilidade- Órteses e próteses- Adequação Postural
Dispõe sobre o desenvolvimento na perspectivas neuroanatômica, fisiológica e dinâmica do conhecimento da Plasticidade e Funções Cognitivas.
As diversas formas de Planejamento, conceito de diagnóstico e as várias ferramentas de avaliação que podem ser utilizadas com o alunado de Educação Especial.
Caracterização dos alunos com altas habilidades/superdotação. Mitos e realidades; Conceitos; identificação, como trabalhar na educação; estratégias pedagógicas. O AEE.
Conceitos de genética humana, tipos de herança genética e anomalias cromossômicas. AEE.
Autismo. Síndrome de Rett; Síndrome de Asperger Deficiência e classificação de Síndromes;. Distúrbios de aprendizagem; Transtornos globais do desenvolvimento. Condutas Típicas.
Concepção de Deficiência Visual, definição, classificação e causas da Deficiência Visual. Breve histórico sobre a Deficiência Visual no Brasil. Orientação e mobilidade. Atividade da Vida Diária. Práticas pedagógicas inclusivas. AEE
Concepções definições; diagnóstico; diferencial entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem; causas e incidência. Deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas relações com o desenvolvimento cognitivo humano; AEE.
O sujeito surdo em um mundo ouvinte. Apresentação e desenvolvimento da língua brasileira de sinais. Libras como libgua materna da comunidade surda e os sinais como alternativa natural para a expressão linguística. A Língua Portuguesa como segunda língua.
A afetividade e a sexualidade; Educação sexual inclusiva, alunos com deficiências, a sexualidade dos alunos com deficiências.
Classificação; causas e tipos de deficiência física; acessibilidade; barreiras; paralisia cerebral; distrofias musculares; lesões medulares. Tecnologia Assistiva. Atividades da vida diária; material escolar e pedagógico adaptado.
A prática pedagógica do professor da sala de recursos; educação inclusiva e as salas de recursos; materiais pedagógicos inclusivos.
-
Prof.ª Perpétua Aparecida A. Dutra
Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2005), Especialista em Educação Especial Formação Generalista pela UNIDERP. Graduada em Pedagogia pela UNAES. Possui experiência como professora em cursos de Graduação e Pós Graduação e atua como coordenadora de cursos de Pós Graduação em diversas áreas do conhecimento desde o ano de 2002.
-
Possibilitar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à educação para a Diversidade dentre eles os alunos com necessidades especiais, visando uma nova política de atuação e inclusão dessas pessoas à sociedade em que estão inserida.
-
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
-
• Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
• Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
• A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
-
OBJETIVOS
O curso de Educação Especial Diversidade e Inclusão têm como objetivos: proporcionar aos professores estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a práxis pedagógica traduzindo o compromisso do especialista como agente de transformação, através da aplicabilidade prática, alcance social e direcionando para à realidade/necessidade do profissional em seu ambiente de trabalho e bem-estar da comunidade.
PÚBLICO-ALVO
O curso é dirigido a profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento como: Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e outras áreas que sentem a necessidade de aprofundar conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


