Pós-graduação em
Educação Bilíngue

Veja preços e condições de investimento:
  • Conceitos na área de bilinguismo e educação bilíngue. Bilinguismo em comunidades indígenas. Contexto bilíngue dentro e fora do Brasil. Comunidades bilíngues no Brasil: bilinguismo como língua de herança.

    O indivíduo como sujeito em escolas bilíngues, língua, poder e cidadania, oficialização de línguas nas Constituições nacionais e em documentos normatizadores.

    Articulação entre neurociência e educação bilíngue. Bases neurobiológicas da aprendizagem. Percepção, pensamento e comportamento. A emoção em ambientes educativos. O estudo do cérebro e implicações pedagógicas.

    A relação bilinguismo-cognição no processo de alfabetização em duas línguas. O ensino e a aprendizagem/aquisição de línguas estrangeiras/ segunda língua em diferentes contextos (formais e informais), mídias e tecnologias.

    Práticas de letramento, usos sociais da leitura e da escrita. Projetos de letramento na escola em contextos bilíngues/multilingues. Letramentos e ensino.

    Fundamentos do ensino para o biletramento; panorama geral das abordagens de biletramento para bilíngues emergentes. O processo de ensino e aprendizagem com foco no biletramento.

    Discussão de questões sobre usos e ensino de línguas em ambientes bilíngues e multilíngues; contextos indígenas, imigrantes, de fronteira, escolas bilíngues.

    Tecnologias digitais aplicadas a educação bilíngue; A inovação como forma de promoção continua da evolução científica e tecnológica. Compreensão de uso das tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem. O uso de ferramentas digitais (síncronas e assíncronas) e ambientes virtuais de aprendizagem.

    O processo de ensino e a aprendizagem/aquisição de línguas estrangeiras/ segunda língua em diferentes contextos (formais e informais), mídias e tecnologias. O fazer e a ação docente, o desenvolvimento do conhecimento linguístico, comunicativo e cultural em materiais didáticos e a educação linguística em contextos bilíngues. As teorias sobre a aquisição da 1ª e 2ªs línguas e a aprendizagem do sistema escrito.

    Conceito e definição sobre Metodologias Ativas. Ensino Híbrido (Hybrid Teaching). Sala de Aula Invertida (Flipped classroom). Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL). Gamificação (Gamification). Team Based Learning (TBL). Metodologia Bilíngue (Bilingual Methodology).

    Translinguagem: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem, produções textuais, multimodais, como recurso pedagógico em uma escola bilíngue.

    Análise de documentos e propostas curriculares e de materiais didáticos impressos e digitais. Definição de objetivos a partir da análise de necessidades didático-pedagógicas para a produção de materiais didáticos gerais e com fins específicos com base em visões contemporâneas de língua (gem).

    Análise e avaliação do processo de ensino e aprendizagem à luz de diferentes concepções teórico-epistemológicas e metodológicas. Modelos de avaliação de letramento e biletramento.

    Discussão e reflexão de tópicos avançados em educação bilíngue.

  • Prof.ª Perpétua Aparecida A. Dutra

    Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2005), Especialista em Educação Especial Formação Generalista pela UNIDERP. Graduada em Pedagogia pela UNAES. Possui experiência como professora em cursos de Graduação e Pós Graduação e atua como coordenadora de cursos de Pós Graduação em diversas áreas do conhecimento desde o ano de 2002.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos