Pós-graduação em
Cuidados Paliativos e Humanização Multiprofissional

Veja preços e condições de investimento:
  • Neste módulo de Anatomia Humana abordará as principais estruturas anatômicas e conceitos sobre a construção geral do corpo humano: sistemas ósseo, articular, muscular, circulatório e respiratório, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas.

    Detalhar a epidemiologia e o impacto financeiro do envelhecimento no mundo e no Brasil, conhecendo as principais alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, especificando as principais síndromes geriátricas: incapacidade cognitiva/depressão/delirium, instabilidade postural/quedas, síndrome da imobilidade/fragilidade/sarcopenia, incontinência esfincteriana e Iatrogenia (prescrição inapropriada no idoso).

    Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI. Atividade laboratorial.

    Descrever e detalhar os mecanismos e a fisiopatologia das doenças cardiovasculares, respiratórias, Câncer, Paralisia Cerebral, Traumatismo Crânio-Encefálico e Acidente Vascular Encefálico.

    Avaliação hospitalar do paciente paliativo. Métodos de Avaliação Cardiorrespiratória. Interpretação de exames complementares para decisões clínicas. Exames de imagem nas áreas musculoesquelética, cardiorespiratória e neurológica.

    Conceito, História e Princípios dos Cuidados Paliativo. Políticas Públicas de Saúde em Cuidados Paliativos. Comunicação em Saúde e Comunicação de Notícias Difíceis. Questões Éticas e Bioéticas em Cuidados Paliativos. Equipes de Saúde: Interdisciplinar. Multidisciplinar e Transdisciplinar. Conflito Dentro da Equipe de Saúde. Indicação em Cuidados Paliativos. Prognosticar em Cuidados Paliativos. Tomada de Decisão Compartilhada. Adoecimento e Hospitalização. O Tempo em Cuidados Paliativos.Planejamento Integrado do Cuidado. Cuidados Práticos Perante a Morte.

    Métodos e Técnicas para avaliação e realização de adequado posicionamento do paciente. Fisiopatologia da Fraqueza Muscular Adquirida na UTI e Síndrome Pós-Doença Crítica. Avaliação e prescrição de um programa de mobilização precoce e exercícios no ambiente hospitalar. Utilização de escalas e teste funcionais. Abordagem Funcional no Paciente Crítico. Mobilização Precoce e Tecnologia Assistiva.

    Avaliação de sintoma: A avaliação de sintomas no cuidado paliativo inclui componentes subjetivos e objetivos e, em adição, existem escalas e ferramentas de avaliação validadas disponíveis para guiar os clínicos na avaliação da dor do paciente ou de outras fontes de sofrimento: Dor, cognição, sonolência, transtornos de personalidade, alterações da pele, constipação, edema, etc. Avaliação dos sinais: fadiga, astenia, anorexia, caquexia, dispneia, tosse, náuseas, vômitos, soluço, prurido, problemas Geniturinários, sialorreia, apoio ao disfágico e cuidado cavidade oral.

    Atuação da equipe multidisciplinar nas unidades de Urgência e Emergência. Intervenções Respiratórias na Agudização de Doença Respiratória: Oxigenoterapia, Suporte de Ventilação Não Invasiva e Ventilação Mecânica Invasiva. Terapia de Higiene Brônquica. Dores torácicas e Infarto agudo do miocárdio: sinais e sintomas, tratamento imediato, principais drogas de controle. Insuficiência cardíaca congestiva e EAP (edema agudo de pulmão). Monitorização hemodinâmica do paciente crítico. Choque cardiogênico. Drogas utilizadas nas emergências cardiovasculares. Uso do desfibrilador externo automático – DEA. Atividade laboratorial.

    Triagem e avaliação nutricional. Realizar triagem nutricional do paciente oncológico recém-internado. Realizar avaliação periódica do estado nutricional e da funcionalidade. Aplicar instrumentos diagnósticos de sarcopenia e caquexia. Realizar avaliação de sintomas com impacto sobre o estado nutricional. Identificar as interações fármaco versus nutrientes.

    Extubação Paliativa, sedação Paliativa, particularidades dos Cuidados Paliativos nos Centros de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos em Doenças Neurológicas, Nefropatias e Pneumologia, sida e manejo de Antibióticos, Suporte Ventilatório e Fisioterapia Analgésica, Pediatria e Neonatologia em Cuidados Paliativos, Síndrome da Fragilidade, Cuidados Paliativos Fetal    e Urgências e Emergências Oncológicas.

    Enfoque no processo de envelhecimento como uma fase de oportunidades para intervenções proporcionais ao estado clínico e não guiadas pela idade; Princípios dos Cuidados paliativos aplicados à população Geriátrica com organização do cuidado ao idoso doente; Cuidado Paliativos no idoso com câncer, portador de cardiopatia e/ou pneumopatias, hepatopaitia e nefropatias avançadas e nas Síndromes geriátricas mais comuns; Adoecimento agudo e não reversível no idoso; Aspectos do Cuidado Paliativo no idoso com dificuldades de transferência, deambulação e quedas.

    Abordagem de doenças progressivas e irreversíveis, sinais e sintomas no contexto dos cuidados paliativos nos pacientes com diagnóstico de Câncer e com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

    Abordagem de doenças progressivas e irreversíveis no contexto dos cuidados paliativos nas doenças Neurológicas Isquêmicas e Degenerativas; Demência Avançada; Traumatismo Crânio Encefálico; Tumor cerebral.

    Abordagem de doenças progressivas e irreversíveis no contexto dos cuidados paliativos nas doenças cardiorrespiratórias graves: DPOC, metástase pulmonar, Asma, Tuberculose e Pneumonia.

    Principais doenças ameaçadoras de vida em crianças e adolescentes. Sintomas mais comuns em crianças e adolescentes sob cuidados paliativos. Intervenções paliativas voltadas para o paciente pediátrico e família.

    Saúde mental do paciente, familiar e cuidador; Aspectos Sociais em Cuidados Paliativos; Sobrecarga do Cuidador; Família como Parte do Cuidado; Dor e Subjetividade; Construção do Caso Clínico em uma Equipe; Luto Antecipatório, Normal e Complicado; Luto na Infância e Adolescência.

    Atendimento multidisciplinar no paciente sob cuidados paliativos: Médico, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Odontologia. Discussão de casos.

     

  • Prof. Dra. Lilian Assunção Felippe

    Fisioterapeuta pela Universidade de Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, Mestra e Doutora na linha de pesquisa respostas ao exercício e saúde humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-graduação Saúde e Desenvolvimento da região Centro-Oeste. Iniciou a docência em 2014 como professor substituto do curso de Fisioterapia e no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, área de Concentração em Atenção ao Paciente Crítico na UFMS. Docente dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Faculdade Estácio de Sá. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior concedido pela Fundação CAPES na Universitat de València - Espanha. Foi docente e membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Atualmente docente no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e da UNIDERP. 

  • A população vêm sofrendo mudanças em relação ao acelerado envelhecimento populacional, ao surgimento de doenças crônicas e ao perfil de neonatos, interferindo diretamente no perfil do processo de adoecimento, com um aumento de casos de câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares, neurológicas, dentre outras. Os portadores dessas doenças, têm indicações de receber cuidados que envolvam a atenção à saúde de forma integral, considerando os aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais. O mesmo vale para seus familiares e membros da equipe de cuidados. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde, define Cuidados Paliativos como a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Os cuidados paliativos são realizados em cenários diversos, como em enfermarias hospitalares, instituições de longa permanência, ambulatórios especializados e em domicílio.

  • Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE,  proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

    Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

    Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVOS

    O Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Cuidados Paliativos e Humanização - Multiprofissional tem por objetivo geral fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nesta especialidade.

    Este curso vem proporcionar ao especialista a oportunidade de realizar a prática assistida hospitalar e ambulatorial, concomitante às disciplinas propostas a cada módulo possibilitando assim identificar nestas especialidades as competências atribuídas ao fisioterapeuta face aos conhecimentos adquiridos durante o curso.

    Construir uma visão global e crítica no planejamento do tratamento do paciente nas diferentes fases de evolução clínica.

    Relacionar, de forma prática, a monitorização da mecânica respiratória e exames complementares para auxiliar na decisão do tratamento fisioterapêutico
    Estruturar planos de tratamento fisioterapêutico e multiprofissional para pacientes de diversas patologias e condições clínicas que levam a decisão e implatação dos cuidados paliativos.

    DIFERENCIAIS

    - Corpo docente altamente especializado, com vivência e experiência em Cuidados Paliativos;
    - Momentos de aprendizado conjunto, permitindo real formação multiprofissional;
    - Uso de metodologias modernas para ensino de Cuidados Paliativos através de discussão e vivência em casos especificamente desenvolvidos para este fim;
    - Aulas práticas utilizando a metodologia de simulação realística e visitas aos hospitais com setores especializados em cuidados paliativos;
    - Estágio no final do curso.

    PÚBLICO-ALVO

    Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo, Nutricionistas, Psicólogos e Enfermeiros.

Corpo Docente

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos