Pós-graduação em
Arqueologia e Educação Patrimonial

Veja preços e condições de investimento:
  • Caciano Silva Lima

    Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Concluiu a especialização em Museologia na EMBAP-PR e Especialização em Arte, Educação e Cultura na Universidade de Cuiabá. Em 2012 entra no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente atua como Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Já atuou como pesquisador do Museu Paranaense, desenvolvendo funções nos setores de Catalogação de acervo, arqueologia e antropologia. Tem experiência nas áreas de Arqueologia, com ênfase em prospecção arqueológica e escavação. Também possui experiência em salas de aula, ministrando a disciplina de artes e palestras com temáticas que envolvem a Gestão do Patrimônio Cultural. Em outubro de 2006 assume o concurso da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com o cargo de Gestor de artes e Cultura e fica até outubro de 2007 na assessoria de projetos, onde desempenha funções na elaboração de projetos culturais, além de ministrar cursos na área. Em outubro de 2007 assume a função de Diretor do Arquivo Público Estadual, órgão que faz a salvaguarda de documentos históricos, culturais e administrativos do estado. Coordena o Programa de Capacitação em Arquivologia e presta assessoria museológica para implantar museus e arquivos nos municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde permaneceu até outubro de 2010. Atua como produtor Cultural em vários eventos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentre eles o Festivais de Inverno de Bonito e Festival América do Sul, realizando atividades com outros países da América Latina.

  • O curso de Pós-graduação em Arqueologia e Educação Patrimonial apresenta reflexões teórico-práticas sobre aspectos relacionados à socialização do patrimônio cultural arqueológico. 

    Dentre os vários caminhos possíveis para o desenvolvimento de ações que buscam a aproximação da sociedade com seus bens patrimoniais, há uma preponderância das consideradas do âmbito da educação patrimonial. 

    As práticas, apoiadas em diferentes experiências realizadas no contexto sul-matogrossense, visam problematizar essa relação, evidenciando a necessidade de interfaces com outras esferas do conhecimento, especialmente com as discussões acerca da categoria de pensamento sociocultural.

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    São utilizadas metodologias ativas de ensino, na preparação de apresentações, trabalhos em grupo e estudos de casos reais em propostas de soluções para problemas relacionados à temática, dando ênfase também, no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A metodologia NOVOESTE Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas. Nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das ideias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • OBJETIVOS DO CURSO

    • Capacitar profissionais nas várias áreas da pesquisa histórica e antropológica para que possam atuar de forma teórico-prática na área da arqueologia e educação patrimonial;

    • Identificar, estudar e pesquisar por objetos que pertenceram aos povos antigos, ajudando a compreender a estrutura sociocultural das sociedades primitivas e o processo de evolução e transformação dos grupos sociais;

    • Desenvolver um campo de investigação teórico-prática acerca do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul e transformar, de forma sistemática e organizada, o legado pré-histórico e histórico pertencente ao estado em bens acessíveis à comunidade local;

    • Conectar prática e ciência a fim de promover o acesso da sociedade à construção da história local e ao desenvolvimento de uma identidade na formação de educadores patrimoniais em Mato Grosso do Sul;

    • Promover a criação de um banco de dados relacionados à prática da educação patrimonial do estado por meio da elaboração de produção técnica que estimule novas reflexões e novos saberes sobre a educação patrimonial e a preservação dos bens culturais da região.

    PÚBLICO-ALVO

    Graduados em Arte, História, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Turismo e Pedagogia.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos