Pós-graduação em
Análise do Comportamento Aplicada - ABA - Estudos Teóricos

Veja preços e condições de investimento:
  • Características do desenvolvimento típico de uma criança com e sem TEA. Escalas e procedimentos para identificar o TEA. Avaliação de riscos de desenvolvimento técnicas e instrumentos para identificar o potencial de aprendizagem dos alunos com TEA.

    O comportamento como objeto de estudo. As concepções de causa de determinados tipos de comportamentos. Aspectos metodológicos das intervenções; estudos que focam casos complexos do comportamento humano. Definição e Exemplificação de Comportamento, Resposta e Classe de Resposta. Definição e Exemplificação de Estímulos e Classe de Estímulos. Respondente e Condicionamento operante. Contingências de Reforço Positivo e Negativo. Definição e Exemplificação de Esquemas de Reforçamento. Punição Negativa e Positiva; contingências automáticas e sociais. reforçadores e punições condicionadas, incondicionadas e generalizadas. Definição e Exemplificação de operante de extinção. Definição e Exemplificação de Controle de Estímulos; discriminação, generalização e manutenção.

    O que é ABA; Estudos e pesquisas referente a análise do comportamento aplicado; estratégias de ensino, principais contribuições para o ensino de pessoas com TEA.

    Registros e dados disponíveis em avaliação de comportamento. Identificação e Priorização de mudanças socialmente significativas do comportamento. Condução de avaliações de habilidades relevantes; Condução de Avaliação de Preferências. Descrição de Funções comuns de Problemas de Comportamento. Avaliação descritiva de problemas do comportamento; análise funcional de problema de comportamento; Interpretação dos dados das avaliações.

    Comportamento Verbal e as Propriedades da Linguagem; Desenvolvimento do Comportamento Verbal; Operantes Verbais Elementares; Papel do Ouvinte; Identificando os Operantes Verbais;  Analisando Comportamentos Verbais Complexos; Controles Múltiplos; Relações Autoclitícas ; Aplicações do Comportamento Verbal.

    Uso de reforço positivo e negativo para fortalecer um comportamento.  Uso de intervenções baseadas em operação motivadora e estímulos discriminativos. Estabelecimento de reforçadores condicionados.  Uso de níveis de ajuda e retirada de ajuda para relações entre estímulos e respostas.  Uso de Instrução com o Modelo e Treino de Imitação. Uso de Instruções e Regras. Uso de Modelagem. Uso de Encadeamento. Uso de tentativa discreta, operante livre, e ensino em ambiente natural. Ensino de discriminações simples e complexas. Uso de instrução baseada em equivalência. Sequência instrucional baseada na probabilidade mais alta. Procedimentos de reforço para reduzir um comportamento. Uso de extinção. Punição positiva e negativa. Uso de contingências de grupo; estratégias de auto – cuidado; procedimentos para produção de generalização entre estímulos e respostas.

    Objetivos de Intervenção; identificar possíveis intervenções baseadas em resultados de avaliações e evidências científica. Intervenções e estratégias baseadas em avaliações e comportamento reduzido, riscos, contratempos e validade social. Planos para possíveis efeitos indesejados do reforço; extinção ou punição. Monitoramento dos progressos do tratamento e da integridade da pessoa. Tomada de decisões baseados em dados, sobre a eficácia da sua intervenção e a necessidade de revisão do tratamento. Decisões baseados nos dados sobre a interrupção ou manutenção dos serviços. 

    Psicopatologia e seu contexto; evolução teórica. Tradições sobrenatural, biológica e psicológica no campo da psicopatologia. Transtornos psicológicos: conceituação e compreensão; O normal e o patológico no campo psiquiátrico-psicológico.

    Estudos aplicados em entrevista, avaliação e diagnóstico cognitivo-comportamental e planejamento terapêutico. A relação terapeuta-cliente. Estudos em técnicas psicoterápicas. Terapia cognitiva dos transtornos de comportamento. Dessensibilização sistemática. Estratégias terapêuticas de assertividade. A questão da prática profissional : formação e aspectos éticos.

    Noções Básicas de Coaching; Inteligência Emocional Aplicada; sistema representacional; coaching sistêmico; o educador como ser incompleto complexo e diverso; suas relações com atores educacionais.

    Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva; A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos.  Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem. As Dificuldades de Aprendizagem na escola (diagnóstico e tratamento). A atuação dos educadores frente as Dificuldades de Aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. 

    Contexto sócio-histórico e conceitos de família; Conceitos fundamentais da Teoria Familiar; As famílias na contemporaneidade. A Centralidade das Famílias no atendimento as pessoas com TEA. O Trabalho Social com Famílias. Diretrizes teórico metodológicas sobre o Trabalho Social com Famílias. Exercício Profissional junto às Famílias.

    Conceitos de ética. Fundamentos do comportamento ético. Os valores morais.  Ética profissional.  Código de ética profissional. Prescrição normativa de conduta. Legislação e normas éticas profissionais.

    Avaliação, diagnóstico cognitivo-comportamental e planejamento terapêutico. A relação terapeuta-cliente. Técnicas psicoterápicas. Terapia cognitiva dos transtornos de comportamento. Estratégias terapêuticas de assertividade. 

    O que é Projeto de pesquisa; etapas, características; o que é pesquisa; tipos de pesquisa; definição de temas; elaboração de problemas; elaboração de objetivos.

    A disciplina de TCC constará de 02 encontros, para acompanhamento do orientador. Elaboração do artigo de conclusão de curso.

  • Prof.ª Perpétua Aparecida A. Dutra

    Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2005), Especialista em Educação Especial Formação Generalista pela UNIDERP. Graduada em Pedagogia pela UNAES. Possui experiência como professora em cursos de Graduação e Pós Graduação e atua como coordenadora de cursos de Pós Graduação em diversas áreas do conhecimento desde o ano de 2002.

  • O curso de ABA (Análise do Comportamento Aplicada) tem como objetivo possibilitar aos estudantes um entendimento transdisciplinar desse estudo que sinaliza como trabalhar e intervir no comportamento da pessoa com TEA através de estudos teóricos e práticos. Contribuindo assim, para a reintegração pessoal, social e educacional da pessoa com TEA, a partir da análise do comportamento aplicada (ABA).

  • A constante busca pela performance plena dos estudantes, resultou em diversos paradigmas magníficos para plataforma de Alto Rendimento NOVOESTE. O caminho do saber e autonomia dos estudantes concretizaram um molde de aprendizagem privilegiado, transformando teoria em questões práticas reais e, sobretudo permeando crescimento constante dos Pós Graduandos frente os desafios de esfera regional - global.

    A metodologia NOVOESTE de Alto Rendimento remete a leitura de textos e visualizações de vídeos antes das aulas, desta forma o estudante adquire conhecimento prévio do conteúdo, construindo sua própria linha de discussão para os temas, nossas especializações são altamente contemporâneas, para isso, os docentes fornecem sucessivamente artigos científicos e materiais -  indexados em veículos de credibilidade totalmente atualizados.

    Nessa categoria, o estudante tende a se preparar ao menos 1 hora por dia para os encontros, pois, não existe posicionamento para debates sem que o pós-graduando tenha uma base sólida daquele tópico. Nossas especializações são presenciais, logo 90% da carga horária é cumprida em sala de aula. O restante 10% contempla o monitoramento dos orientadores, supervisionando e acompanhando os estudantes, visitas técnicas, estágios supervisionados e, sintonia das idéias para com os trabalhos de conclusão de curso.

    O intuito desta plataforma é garantir que o estudante seja Ativo, evitando conferências apenas para ouvir o Docente. Nossas especializações refletem ocasião de encontro, trocas de saberes e, mais que isso, posicionamento de vanguarda do especialista NOVOESTE frente aos desafios coloquiais.

  • • Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017.

    • Será considerado  aprovado o estudante que obter em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

    • A Faculdade NOVOESTE  expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

  • Profissionais portadores de diplona de Curso Superior.

    Este programa foi concebido pela necessidade de se formar profissionais especializados e capacitados para intervir e auxiliar na área da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Para tanto, torna-se imprescindível o estudo das conexões cerebrais do comportamento humano e a contribuição da Psicologia Comportamental. 

    Sabemos que a Análise do Comportamento Aplicada não é abordada nos cursos de graduação, sendo assim, é uma área que necessita de um estudo e aprofundamento teórico maior para atender uma demanda por profissionais especializados que cresce a cada dia; assim os profissionais, precisam buscar uma formação mais específica através dos cursos de especialização.

    Diante desta necessidade e desejo da classe, torna-se fundamental uma nova opção de Especialização aos interessados, para que os mesmos possam entender e atuar de forma mais adequada no que tange a análise do comportamento aplicado, suprindo suas necessidades, dentro de padrões científicos, éticos e morais.

    Além do estimulo a pesquisa científica, pretende-se desenvolver as habilidades do profissional na análise e intervenção do comportamento de pessoas com TEA como conhecimento técnico cientifico, utilizando-se de práticas e técnicas especificas.

     

DEPOIMENTOS DE NOSSO ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos