Introdução a Acupuntura – Conceito/história /meridianos principais e seus trajetos energéticos.
Pós-graduação em
Acupuntura
-
Bases filosóficas do Tao Ying/Yang/Relógio orgânico.
Teoria dos cinco elementos: Metal/água/fogo/terra/madeira.
Substâncias fundamentais – Qi, Xue, Jin Ye.
Meridianos secundários / Meridianos de passagem (lo longitudinal e transversal)/distintos, ligamentares/ Vasos maravilhosos.
Pontos Shu (dorsal/ventral/pontos de comando) Característica, tipos e funções/Métodos de localização/cálculo das estações pela MTC/Regulação energética mare energética.
Janelas do céu / – Pontos de desobstrução/ Ma Tang Yang / Quatro mares/Ponto de alarme / ponto de assentamento.
Fisiologia energética Zang Fu/ Doze canais de energia/seis vísceras e 6 órgãos/Função TR.
Diagnóstico energético / Origem das doenças / Oito princípios tradicionais para formulação do diagnostico / Nove formas de manipulação de agulha.
Apresentação da ficha de anamnese: aspectos gerais / Técnicas. instrumentais
Estímulos elétricos (com ou sem agulha)/laserpuntura/moxa/ventosa/gua-sha.
Identificação dos meridianos com excesso ou insuficiência /Tratamento dos meridianos que apresentam distúrbios energéticos.
Identificação dos 6 grandes meridianos e suas ligações ceu x terra terra x ceu / Identificação das síndromes dos grandes meridianos e seus tratamentos no campo energético.
Formas de interação dos cinco elementos/ Regra mãe e filha - (geração) / avó e neta /inibição ou controle) / Identicaçao de cada pulso energético / apresentação dos pulsos reveladores/ apresentação do 4º pulso de Soulie.
Introdução com revisão das causas de doenças (etiopatogenia)/Divisão (superficial – profundo) e método de avaliação (força, ritmo, intensidade, amplitude).
Aurículo Chinesa
Aurículo Francesa
Craniopuntura/ face/mao/ pe/protocolo de tratamentos.
Psicopatologias e suas relações com entidades viscerais e suas alterações na estrutura, função e respectivas consequências segundo o pensamento tradicional chinês.
Tartaruga sagrada/ponto aberto/ Noções do I Ching.
Fitoterapia e Dietética segundo a tradição oriental.
Psicopatologias e suas relações com entidades viscerais e suas alterações na estrutura, função e respectivas consequências segundo o pensamento tradicional chinês.
Acupuntura facial, vegetal e veterinária/ acupuntura nas especialidades com foco no Yin (mulher).
Analgesia/erros e acidentes na acupuntura.
Conceito e contexto do que é pesquisa/ O papel do pesquisador/ Regras da ABNT /A redação científica. A pesquisa científica. Subsídios instrumentais para concepção e sistematização de produção técnico-científica – artigo/Pedagogia e Didática. Processo Ensino-Aprendizagem. O Professor e sua Formação Profissional. Planejamento. Objetivos Educacionais.
-
Dr. Carlos Ruas Filho
Carlos Ruas Filho é fisioterapeuta formado em 1981 pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP) e Acupunturista há mais de 20 anos. Sócio-proprietário da empresa Reabiliti Fisioterapia e Acupuntura, desde 1985. Possui duas especializações na área de Metodologia do ensino superior e Administração Hospitalar. Formado pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) em 1990 com Estágio Profissional em BEIJING-CHINA (2010). Professor da ABA e coordenador da sua filial em Campo Grande/MS, desde 1994. Responsável pelo setor de Fisioterapia e Acupuntura do Hospital Evangélico de Campo Grande/MS desde 1997. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (SOBRAFISA). Presidente da Câmara técnica de Acupuntura do Crefito 13/ MS. Acupunturista efetivo do Instituto Municipal de Previdência (IMPCG) e da Santa Casa de Campo Grande.
-
Se você está buscando uma nova oportunidade de atuação na área da saúde que vai impactar a vida de inúmeras pessoas, com certeza este curso é para você.
O especialista em Acupuntura vem ampliando seu mercado de trabalho, uma vez que as pesquisas científicas têm comprovado a eficácia da Medicina Oriental em diversas enfermidades, levando ao reconhecimento desta prática pela maioria dos conselhos profissionais da área de saúde no Brasil. Inclusive, a Acupuntura é uma técnica aceita no Sistema Público de Saúde (SUS).
A formação profissional garante o exercício da Acupuntura nos hospitais, clínicas médicas, fisioterápicas, odontológicas, veterinárias, consultórios particulares, entre outras instituições assistenciais.
Em parceria com
O que eu vou aprender nesta Pós Graduação?
Uma nova oportunidade de ter seu próprio negócio:
Com esta pós graduação, que tem duração de dois anos, você poderá atuar profissionalmente como Acupunturista e ter seu próprio negócio na área.
A mudar a vida e melhorar a saúde de muitas pessoas:
Terá a chance de auxiliar nos tratamentos das mais diferentes enfermidades e assim olaborar na melhoria do quadro de saúde dos pacientes, como também ampliar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Entender o verdadeiro potencial das Energias:
Entender que somos muito mais do que o corpo físico e que temos também um corpo que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), denomina-se de corpo energético e que saúde é o equilíbrio desses dois corpos.
A atuar com capacitação e qualidade:
Você contará com aulas práticas, a partir do quarto mês de curso no Hospital Evangélico de Campo Grande, por meio de um projeto Social intitulado “Acupuntura Solidária”.
-
Serão disponibilizados dois certificados:
O primeiro de formação chancelado pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). E o segundo de Lato Sensu pela Faculdade NOVOESTE, Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
O Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu é válido em todo o território nacional (Resolução CNE 01/2001) e reconhecido por vários Conselhos da área de saúde. Ao todo, são sete conselhos de saúde oficiais que reconhecem a acupuntura:
CFM (Conselho Federal de Medicina);
COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional);
COFEN (Conselho Federal de Enfermagem);
CFFA (Conselho Federal de Fonoaudiologia);
CFF (Conselho Federal de Farmácia;
CFP(Conselho Federal de Psicologia);
E o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina). -
O curso tem por objetivo especializar pessoas para o exercício de excelência em Acupuntura e demais recursos terapêuticos da Medicina Oriental de acordo com seu campo profissional e produção de pesquisa.
Tem por objetivo, também, oferecer competências técnicas e habilidades necessárias na especialidade de Acupuntura visando a atender à crescente demanda dos sistemas público e privado de saúde, consoante às diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
Público-alvo
NÃO há Lei ou Decreto Federal que a limite, preveja ou impeça o seu livre exercício.
A ocupação na área é lícita e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que tenha a qualificação adequada, adquirida em instituição reconhecida para o ensino da Acupuntura.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS


