Pós-graduação em
Acupuntura

Veja preços e condições de investimento:
  • Dra. Sandra Silvério Lopes

    Doutora em Ciências do Desporto (UTAD – 2016); Mestre em Tecnologia em Saúde (Pontifícia Universidade Católica do Paraná PR 2007) e Farmacêutica-Bioquímica e Fisioterapeuta. Especialista em Acupuntura há 23 anos. Presidente da Mantenedora do Grupo Educacional IBRATE; Docente e Coordenadora da Pós-graduação em Acupuntura da Faculdade de Tecnologia do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino IBRATE (há 23 anos); Diretora do NUPEA (Núcleo de Pesquisas em Acupuntura) da Faculdade IBRATE; Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (SOBRAFISA); Revisora das revistas: Revista Brasileira de Enfermagem (REBEN), Revista Brasileira de Cancerologia (INCA), Brasilian Journal of Pain (BJP), Revista Brasileira de Terapias e Saúde (RBTS); Pesquisadora nas áreas de eletrodiagnóstico Ryodoraku, eletroacupuntura, acupuntura aplicada em desportos e auriculoterapia; Autora dos livros: Atlas de Auriculoterapia de A a Z 3° edição em 2018 / 4°re-impressão maio  2019, Analgesia por acupuntura (OMNIPAX editora – 2013), Protocolos de Auriculoterapia de A a Z. (No prelo); Capítulos de livros publicados na área de acupuntura: Electroacupuncture and stimulatory frequencies in analgesia. Editora INTECH / 2011, Acupuncture in modulation of immunity. EditoraINTECH / 2013, A acupuntura nos tratamentos da odontologia do esporte. Editora PHORTE 2016.

  • A oferta da Pós-graduação lato sensu em Acupuntura na modalidade presencial é uma parceria institucional entre a Faculdade NOVOESTE, credenciada pelo MEC em Campo Grande/MS, líder em pós-graduação presencial no MS, e a Faculdade IBRATE, credenciada pelo MEC em Curitiba/PR e tradicional no ensino em Acupuntura no Paraná.

    Tradição e compromisso no ensino da Acupuntura. Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada ao MEC, atendendo as normativas dos Conselhos de Classe, Associações e Sociedades de Especialistas em Acupuntura.

    Essa parceria de sucesso tem por objetivo formar especialistas em acupuntura, atendendo as normativas dos Conselhos de Classe com uma visão teórico-prática voltada à realidade do mercado de trabalho.

    Objetivos Gerais

    - Promover a formação do profissional da área da saúde como especialista acupunturista com competências, habilidades e valores que lhe possibilite a inserção no mercado de trabalho e a participação responsável na vida sócio-cultural, ético-política e econômica do país.

    - Abrir novas perspectivas para os profissionais da área da saúde, a partir do conhecimento dos princípios, metodologias e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, sob a ótica do paradigma sistêmico oriental, que transcende o simples tratamento sintomático, visualizando o Homem-Natureza-Cosmos como uma unidade.

    - E que estes profissionais desenvolvam um olhar totalizante da realidade pessoal do cliente, auxiliando-o na busca de seu bem estar físico, psíquico, mental e espiritual.

    - Capacitar o especialista em acupuntura a aplicar seus conhecimentos em prol de ações integradas de proteção, prevenção, recuperação e reabilitação referentes às necessidades individuais e coletivas, articulando de forma competente conhecimentos, habilidades, valores e atitudes

    Objetivos Específicos da Pós-graduação em Acupuntura:

    - Uso de Agulhas: Conhecer o uso adequado de agulhas, as técnicas de aplicação e manipulação, as indicações e contraindicações da acupuntura.

    - Preceitos: Conhecer os preceitos filosóficos, históricos, religiosos e culturais sobre as quais a Medicina Tradicional Chinesa se desenvolveu e reconhecer a especificidade do pensar, saber e fazer da prática da acupuntura, que difere em muitos aspectos dos alicerces sobre os quais a medicina ocidental se estabeleceu.

    - Meridianos: Conhecer os trajetos de meridianos, canais de energia, pontos de acupuntura, suas funções e combinações no tratamento de diferentes afecções, sem perder de vista o olhar holístico oriental, que busca, sobretudo, tratar da pessoa doente e não da enfermidade de que sofre.

    - Fisiologia e Fisiopatologia: Conhecer a fisiologia energética, a etiopatogenia e a fisiopatologia de diferentes enfermidades, segundo os conceitos fundamentais da MTC, reconhecendo a importância dos fatores externos ambientais e internos, constitucionais para o processo do adoecimento.

    - Desequilíbrios Energéticos: Reconhecer e identificar os desequilíbrios energéticos, classificando-os em padrões e síndromes segundo a visão da MTC, definir princípios de tratamento e estabelecer um conjunto de procedimentos para o tratamento em acupuntura.

    - Habilidades Manuais: Desenvolver habilidades manuais, técnicas para a execução adequada e segura dos procedimentos com a acupuntura.
    Prática Clínica: Vivenciar a prática clínica em atendimentos ambulatoriais supervisionados, desenvolvendo a sensibilidade tátil, a habilidade de observação, olfação e ausculta, no exercício do diagnóstico de MTC.

    - Estimulação de Pontos: Utilizar com competência e habilidade as diferentes formas de estimulação de pontos de acupuntura abordados durante o curso, bem como equipamentos específicos na prática da acupuntura.

    - Terapêuticas: Fazer uso de outras terapêuticas complementares à acupuntura, tais como, a moxabustão, a ventosa e a auriculoterapia.

    - Alcance da acupuntura: Estar ciente de suas atribuições profissionais e do alcance de sua prática, para encaminhar o cliente, quando necessário a outros profissionais.

    - Equipe Multiprofissional: Trabalhar em equipe multiprofissional, sempre que possível e necessário, buscando integrar a prática da acupuntura às demais técnicas da saúde, estabelecendo um diálogo constante e cooperativo com outros profissionais.

    - Pesquisa científica: Produzir conhecimentos, a partir da pesquisa científica e do reconhecimento da importância do saber científico para o desenvolvimento de sua prática e da teoria que sustenta o seu fazer.

    Mais de 10 motivos para você fazer parte desta história! Faculdade IBRATE

    1. O mais consolidado curso de Pós-graduação em Acupuntura do Sul do Brasil. Tem respaldo do MEC e atende as normativas dos Conselhos de Classe, Associações e Sociedades de Especialistas em Acupuntura. Já estamos com a 134ª turma em andamento. Formado mais de 3.400 especialistas em Acupuntura nos últimos 21 anos.

    2. Quadro de 23 professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência clínica e acadêmica no ensino de acupuntura. Presente em 9 cidades.

    3. Currículo baseado nos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sem abandonar e associar recursos e compreensões da tecnologia e da neurociência moderna. Foco principal: Aprender na prática.

    4. Acervo digitalizado de acupuntura.

    5. Escola chancelada pela SOBRAFISA.

    6. NUPEA – Núcleo de Pesquisa em Acupuntura.

    7. Residência em Acupuntura.

    8. Viagens de estudos em acupuntura na China.

    9. Estágio em ambulatório próprio e convênios com a PMC (Prefeitura Municipal de Curitiba).

    10. COPAC (Congresso Paranaense de Acupuntura).

    11. Pequeno Museu de Medicinas Ancestrais.

    12. Revista Cientifica: RBTS (Revista Brasileira de Terapias e Saúde).

  • A oferta da Pós-graduação lato sensu em Acupuntura na modalidade presencial é uma parceria institucional entre a Faculdade NOVOESTE, credenciada pelo MEC em Campo Grande/MS (Clique aqui para abrir no E-MEC.), líder em pós-graduação presencial no MS, e a Faculdade IBRATE, credenciada pelo MEC em Curitiba/PR e tradicional no ensino em Acupuntura no Paraná.

    Faculdade IBRATE

    Aprenda com quem tem seriedade, tradição e compromisso no ensino de Pós-Graduação em Acupuntura. Equipe de professores experientes, formados por fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos, biomédicos, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos; todos vivenciando a especialidade de acupuntura e a didática de ensino.

    Certificação IBRATE

    Será outorgado pela Faculdade de Tecnologia IBRATE o certificado de Pós-Graduação em Nível de Especialização “lato sensu” para os discentes que cumprirem os requisitos necessários para aprovação nos Módulos Disciplinares e no Trabalho de Conclusão.

  • A Pós-graduação em Acupuntura é destinada a Médicos, Odontólogos, Fisioterapeutas, Veterinários, Fonoaudiólogos, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Biólogos e outros profissionais com formação superior relacionados à área da saúde.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

APROVEITE AS VANTAGENS E COMECE A ESTUDAR AGORA!
Metodologia Alto Nível e Portal do Aluno
Metodologia diferenciada e acesso a materiais das aulas, notas e ferramentas através do sistema.
Corpo Docente Qualificado e Reconhecido no mercado.
Estude com os melhores coordenadores, professores e profissionais renomados nacionalmente.
Estude com a melhor Infraestrutura para o melhor rendimento
Salas de aula amplas, biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e total acessibilidade, no centro de Campo Grande.
Veja preços e condições de investimento:

Cursos relacionados confira abaixo os outros cursos de pós-graduação

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos